Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Walcyr Carrasco comenta o sucesso de Verdades Secretas

Leia a entrevista exclusiva com o autor

Por João Batista Jr.
Atualizado em 17 nov 2021, 15h36 - Publicado em 26 set 2015, 10h47

A novela Verdades Secretas chegou ao fim na noite de sexta (25) com a sensação de missão cumprida. Com pouco mais de três meses de duração, a trama que abordava temas como prostituição no mundo da moda, vício em crack e, principalmente, a relação amorosa entre uma adolescente e seu padrasto, obteve sucesso em frentes diferentes: a audiência ultrapassou 20 pontos do Ibope mesmo sendo transmitida tarde da noite; a hashtag #VerdadesSecretas entrou nos trending topics mundiais diversas vezes; o elenco foi elogiado pela atuação; e o final da novela criou um suspense sobre quem morreria ou mataria. Virou assunto nacional.

Na tarde de ontem, por telefone, conversei com o autor Walcyr Carrasco. “Só não irei falar o final da novela”, disse ele. Ele se referia às cenas que veríamos horas depois: Carolina (Drica Moraes) se mata e, mais tarde, sua filha Angel (Camila Queiroz) segue o relacionamento com Alex (Rodrigo Lombardi) e o mata em um barco com diversos tiros. Carrasco comenta do êxito conquistado por Verdades Secretas, da escalação do elenco e do poder das redes sociais:

SUCESSO
“Pode parecer estranho, mas o autor que pensa apenas no sucesso está errado. Mensurar o impacto da novela não cabe a mim, talvez ao marketing. Eu deixo a emoção se expressar. Agora, o que tivemos aqui foi um casamento perfeito. Um tema atual, uma direção primorosa do Maurinho (Mauro Mendonça Filho) e atores que se entregaram de verdade. Um amigo me contou que assistiu ao penúltimo capítulo em um posto de gasolina, na companhia de outras 50 pessoas. Outros amigos organizaram festas em suas casas para verem juntos o último capítulo.”

+ 10 cenas de Verdades Secretas que causaram na web

MARIETA SEVERO
“Eu participei inteiramente da seleção do casting ao lado do Maurinho. Não teve nenhuma parte dizendo que precisava colocar determinado ator. A Marieta tinha vivido por catorze anos a Dona Nenê, de A Grande Família, e estava com uma peça em cartaz em São Paulo, Incêndios, no ano passado. Então eu a convidei para jantar. Combinamos de irmos sozinhos, sem mais ninguém. Meu objetivo era fazer o convite para viver a Fanny. A Marieta pensa com a cabeça de uma grande atriz, não de uma celebridade momentânea. Essas grandes atrizes colecionam grandes papeis. Ela gostou da minha proposta, queria um trabalho desafiador.”

Continua após a publicidade

Camila, novata na TV: vai estar na próxima novela de Carrasco, Cantinho (Foto: Reprodução)Camila, novata na TV: vai estar na próxima novela de Carrasco, Candinho (Foto: Reprodução)

CAMILA QUEIROZ
“Para a Angel, o meu briefing era encontrarmos uma menina com cara de 16 ou 17 anos, que tivesse porte de modelo e um ar ingênuo. Ah, sem esquecer que precisava ter mais de 18 anos em função das cenas mais quentes. Em determinado momento, o Maurinho me mandou dez fitas com testes. Ele me disse que já tinha uma “Angel” entre elas, mas não me contaria qual. Queria ver se eu teria a mesma opinião. Bom, quando vi todo o material, liguei para falando: “A nossa Angel será a Camila, certo?” Era exatamente a atriz que ele mais tinha gostado. Camila, aliás, vai estar na minha próxima novela das seis, Candinho, que começa a ser gravada em outubro.”

Grazi grava na cracolândia do Projac: foi a atriz quem pediu para fazer teste para a personagem (Foto: Reprodução)Grazi grava na cracolândia do Projac: foi a atriz quem pediu para fazer teste para a personagem (Foto: Reprodução)

GRAZI MASSAFERA
“Quando me falaram que a Grazi queria fazer o teste para viver a Larissa, eu fiquei assim… Essas grandes estrelas não costumam estarem abertas a grandes desconstruções. Muitas têm compromissos comerciais, com anunciantes. Bom, quando eu vi a fita com o teste da Grazi, liguei para o Maurinho e falei que não precisava testar nenhuma outra pessoa. Ela se entregou com intensidade. É uma grande atriz. O engraçado é que há uma semana ela estava aos cacos como a Larissa, mas a encontrei e já estava deslumbrante.”

Continua após a publicidade

+ Walcyr Carrasco diz que contrataria Grazi como protagonista de novela das nove

RODRIGO LOMBARDI
“Ele viveu um milionário paulistano bonito, arrogante e que se cuida. Falaram da semelhança entre o Alex e o Christian Grey, de 50 Tons de Cinza. Olha, eu não li o livro nem assisti ao filme. O que acredito é que eu e a autora (E. L. James) tenhamos as mesmas referências literárias. “

REDES SOCIAIS E HUGO GLOSS
Verdades Secretas não disputou espaço com as redes sociais. Houve uma convergência. Uma deu audiência para a outra. Estivemos nos trending topics do Twitter algumas vezes, ou seja, levamos audiência para ele em um horário difícil, muitas vezes depois da uma da manhã. Ao mesmo tempo, a novela passou a ser conhecida por mais gente em função desse sucesso nas redes sociais.”

Em tempo: com 3,2 milhões de seguidores no Instagram, o perfil Hugo Gloss, criado por Bruno Rocha, colaborou para o sucesso da novela. Foram três fatores. O primeiro, era postado um resumo diário com o que iria acontecer no capítulo do dia. Deu apelido aos personagens (RajGrey para Alex e Grazi Winehouse para Larissa, entre outros). O impacto disso foi tão grande que, dentro dos estúdios de gravação, Rodrigo Lombardi passou a ser chamado de RajGrey pelos colegas. Durante a transmissão da novela, Hugo Gloss também comentou em tempo real pelo seu SnapChat. Para se ter uma ideia do alcance, os vídeos sobre Verdades alcançaram 500 000 visualizações. Muitas vezes, ele ainda entrava ao vivo ao final do episódio do dia pelo Periscope. O assunto: a novela, mais uma vez. Sobre Bruno Rocha, Walcyr Carrasco diz: “Eu sabia o ele estava fazendo, mas não tinha tempo de acompanhar tudo. Para mim, o Hugo Gloss é um gênio do humor.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.