Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Dança do carpinteiro: Ronnie Von quase morreu por canção que embala meme

Clássico folk foi motivo de sufoco para o astro da Jovem Guarda; canção viralizou com os passos do "rei do piseiro" Orlandinho

Por Humberto Abdo Atualizado em 26 abr 2021, 11h56 - Publicado em 21 abr 2021, 13h47

A dancinha do carpinteiro viralizou esta semana ao ser reproduzida por artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Tirulipa nas redes sociais. Criado pelo pernambucano Orlandinho, o “rei do piseiro”, o passinho usa como fundo a  recente gravação do maranhense Elias Monkbel, que se autodenomina o “imperador da seresta”. Mas está longe de ser a “original” brasileira, que virou disco no século passado. Sim, no século passado. É a versão do clássico folk If I Were a Carpenter, do americano Tim Hardin, que ganhou a voz de Ronnie Von em 1967 e voltou à tona no ritmo brega usado nos vídeos da dança.

“Eu ri muito! É um revival que me traz muita alegria e prestigia as pessoas da minha idade”, diverte-se Ronnie Von. Com a dancinha viral, o cantor e apresentador relembrou um perrengue vivido no Nordeste — onde a música mais fez sucesso — após ter gravado a composição.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90

“Faltava uma música para completar as 12 do álbum e eu tinha recebido essa, que o versionista acabou adaptando em meia hora para completarmos o disco”, conta. “Era uma versão simplista porque precisávamos da música, só mais uma na lista… O carro-chefe era A Praça, que logo virou cantiga de roda.”

Com letra assinada por Antonio Carlos Wallace Duncan Junior, foi nos antigos “compactos”, discos de vinil com duas ou quatro canções, que O Carpinteiro chegou ao Norte e Nordeste pela primeira vez.

Continua após a publicidade

Susto no Maranhão

“Eu nunca tinha ensaiado, só gravei às pressas, mas por lá todo mundo pedia para cantar essa e passava batido. Até que uma vez fui fazer um desses shows grandes no interior do Maranhão e um homem chegou em frente ao palco gritando ‘cante O Carpinteiro!'”, narra Ronnie Von, imitando o sotaque do fã. “Eu fingi que não ouvi até o cara tirar um revólver, apontar na minha direção e dizer ‘ele é uma fraude, não sabe cantar! Não é o Ronnie Von! Vamos pegar nosso dinheiro de volta!'”

No local, os seguranças impediram o fã insatisfeito durante o show. “A partir daí, se você pedir uma vírgula d’O Carpinteiro eu canto pra você”, completa, aos risos. “Depois passamos a ensaiar bem ensaiado para cantar em todos os shows.”

Abaixo, o vídeo viral e a canção gravada por Ronnie Von:

+Assine a Vejinha a partir de 8,90

Continua após a publicidade
Publicidade