Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Terraço Paulistano Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Chef Ray Costa lança novo delivery de comida de boteco em São Paulo

"Aprendi com minha mãe receitas que preparo até hoje", diz Ray Costa, que comanda cozinha própria e também ficou conhecido por sua coleção de buttons

Por Humberto Abdo Atualizado em 26 nov 2020, 22h00 - Publicado em 27 nov 2020, 06h00

Especialista em comida de boteco, Ray Costa, 62, já foi conhecido como o barman colecionador de buttons — hoje são quase 3 000, estampados em cada centímetro de seus coletes, muitos de países como Japão, Canadá e Estados Unidos, presentes de clientes. Nascido em Ourinhos, interior do estado, Costa chegou a passar parte da infância na Bahia, mas decidiu vir sozinho para São Paulo aos 16 anos. “Minha vida era um pouco de cigano”, relembra. “Depois de ter trabalhado no bar do meu pai e de aprender a cozinhar com minha mãe, tive o primeiro emprego no Mercado da Lapa.”

Após se especializar em hotelaria, passou por casas como Fasano e Moinho Santo Antônio. “Até então trabalhava com a alta gastronomia, mas, quando conheci a ‘baixa’, eu me apaixonei. Fiquei dezessete anos na rede Pirajá, onde fui garçom, barman, gerente…” Há alguns anos, decidiu ter o próprio negócio e montou uma cozinha na região do Butantã.

“Em um ‘quartinho’, comecei a desenvolver receitas para bares, com produtos que forneço até hoje”, conta. O cardápio, com sucessos como o bolinho de feijoada e de abóbora com carne-seca, fará parte de um serviço de entrega com previsão de estreia ainda neste ano. “E queremos inaugurar pontos próprios com portas abertas pela cidade”, adianta.

Publicado em VEJA São Paulo de 2 de dezembro de 2020, edição nº 2715.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

Continua após a publicidade
Publicidade