Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Blogueiras são tema de novo livro publicado por pesquisadora paulistana

Especialista em comunicação passou quatro anos monitorando atividades de 52 influenciadoras para publicar a primeira tese sobre a profissão digital na USP

Por Humberto Abdo
Atualizado em 4 dez 2020, 11h04 - Publicado em 4 dez 2020, 06h00

Após passar quatro anos monitorando 52 blogueiras, nomes como Camila Coutinho e Camila Coelho, Issaaf Karhawi, 32, é a primeira pesquisadora a publicar uma tese dedicada à profissão de influenciadora no país. “Queria entender como elas próprias falavam da ocupação no ambiente delas”, resume Issaaf, que produziu o trabalho na ECA-USP e acaba de publicá-lo em livro. A partir de um ranking mundial das maiores blogueiras de moda, ela selecionou as brasileiras mais bem colocadas para definir os nomes que fariam parte do estudo. “Entre as 52, todas eram jovens, falavam de moda considerada padrão e tinham o corpo dentro desse padrão. Poucas eram plus size e dava para contar nos dedos quantas eram negras”, observa. Entre casos curiosos, Issaaf lembra de um em 2013, quando uma jovem decidiu dar uma carteirada em uma balada. Ela tentou furar fila dizendo “Sou blogueira”. O termo influencer só passou a ser usado em 2018. “E nem se imaginava que virariam milionárias.”

Publicado em VEJA São Paulo de 9 de dezembro de 2020, edição nº 2716.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.