Imagem Blog

Em Terapia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Cheixas
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

Não seja a pessoa que fica repetindo “mas eu te disse!”

A que realmente serve esse lembrete?

Por Arnaldo Cheixas
Atualizado em 6 set 2017, 20h09 - Publicado em 6 set 2017, 20h05

Poucos fãs da animação Carros, da Pixar, sucesso na década de 2000, sabem que, ainda nos anos 70, os estúdios Hanna-Barbera haviam produzido uma animação com o mesmo mote chamada Carangos e Motocas (do original Wheelie and the Chopper Bunch), que trazia como personagem principal o simpático fusca Wheelie.

O fusquinha era apaixonado por Rota e, sempre que tentava conquistá-la, era atrapalhado por um grupo de motocicletas que produziam maldades para prejudicar Wheelie: Chapa, Avesso, Risada e Confuso. Este último era o mais jovem e ingênuo de todos e fazia advertências aos colegas de que não deveriam investir naquela maldade porque era errado, porque ele estava com medo, porque todos se dariam mal etc.

No fim, participava de tudo. Como a gangue sempre fracassava, Confuso dizia quando tudo dava errado: “Mas eu te disse! Eu te disse! Eu não te disse?”. Era assim:

Continua após a publicidade

Na vida real, há pessoas como Confuso que vivem lembrando aos outros quando tudo dá errado: “Mas eu te disse!”. Pessoas assim podem até ser vistas como mais conscientes e responsáveis. E provavelmente elas até querem que as coisas caminhem bem. E isso não vale só para atitudes maldosas…. também se aplica àquelas situações nas quais alguém tem uma ideia para resolver um problema ou começar um projeto ousado.

Mas será que o “eu te disse!” ajuda? A que serve esse lembrete? A primeira função que ele tem para a pessoa que fala é a de simplesmente deixar claro para os demais que ela já sabia das consequências observadas. É um jeito de se diferenciar, garantir um lugar ao sol e se mostrar como alguém que sabe mais que os outros sobre a realidade.

Agora… isso muda os resultados ocorridos? Não! Isso evita que aquela situação aconteça novamente? Tampouco. Porque o próprio resultado ruim é suficiente para deixar claro que aquilo não funcionou. “Eu te disse!” não passa, portanto, de uma exibição egocêntrica que em nada contribui para resolver uma situação e ainda atrapalha na formação de vínculos de confiança.

Continua após a publicidade

Mas há ainda um aspecto interessante mostrado no desenho animado. Não é curioso que Confuso, apesar de sempre alertar o grupo sobre os riscos de cada plano, participa de absolutamente todas as traquinagens de seus amigos? Esse é o pior tipo de comportamento eu-te-disse. A pessoa participa da ação e depois tenta se isentar de responsabilidade simplesmente porque tinha advertido os demais sobre os riscos.

Poucas atitudes são mais mesquinhas do que essa. Então, não seja a pessoa eu-te-disse do seu grupo. Se você advertiu previamente e não participou da ação que deu errado, não lembre ninguém daquilo que está óbvio pelos resultados ruins. Por outro lado, se você participou da ação, aí é que você não deve mesmo falar nada porque a coisa mais feia e desleal que você pode fazer é tentar se esconder atrás de uma dignidade de consciência dúbia e superficial como esta.

Responsabilidade pelos próprios atos e respeito aos seus limites em relação às escolhas dos outros, dois princípios que favorecem sentir paz e equilíbrio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.