Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Um guia para melhorar o uso do Wi-Fi em casa

É provável que você tenha muitos dispositivos conectados em casa, como smartphones e TVs inteligentes. Para lidar com essa demanda, é importante ter um roteador adequado. Considerar o tamanho da sua área de cobertura de Wi-Fi, o número e o tipo de equipamentos conectados são alguns cuidados fundamentais. Nem todo mundo, no entanto, precisa dos melhores […]

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 26 fev 2017, 14h51 - Publicado em 4 set 2015, 20h31

roteador-wireless-multilaser-re075300mbps-2-antenas-5-portas-088227800

É provável que você tenha muitos dispositivos conectados em casa, como smartphones e TVs inteligentes. Para lidar com essa demanda, é importante ter um roteador adequado. Considerar o tamanho da sua área de cobertura de Wi-Fi, o número e o tipo de equipamentos conectados são alguns cuidados fundamentais. Nem todo mundo, no entanto, precisa dos melhores e mais caros roteadores e não há nenhuma razão para pagar por recursos que você provavelmente nunca vai usar.

+ Duelo dos aplicativos para música

Uma, duas ou três faixas? 

Para começar, é bom saber que nem todos os roteadores possuem características iguais. Alguns modelos só podem comunicar através de uma faixa de rádio única.

Roteadores de uma só banda operam na frequência de 2,4 GHz e são normalmente os modelos mais em conta, adequados para navegar na web e se conectar a redes sociais.

Continua após a publicidade

+ Tudo o que você precisa saber sobre o Nubank

Já os roteadores de duas faixas operam nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. A banda de 5GHz é normalmente um canal menos cheio do que a banda de 2,4 GHz e oferece mais produtividade com o mínimo de interferência de sinal, tornando-o ideal para streaming de vídeos do Netflix e redes de jogos online, como o Xbox Live.

roteador-asus-rt-ac3200-tri-band-wireless-top-ultimate-2015-502001-MLB20249194499_022015-F

Há ainda os novos roteadores tri-band. Eles têm três faixas de rádio, uma que opera a 2,4 GHz e duas que operam em 5 GHz. Boa pedida para as famílias onde tudo e todos estão conectados, fazendo streaming de vídeo, download de filmes, transferências de arquivos e jogos on-line, mas ainda são difíceis de encontrar no Brasil.

Outras funções

Procure por roteadores com pelo menos quatro portas Ethernet, que permitem se conectar a dispositivos com fio, como PCs (computadores pessoais), unidades de armazenamento anexado à rede (NAS) e hubs.

Ter pelo menos uma porta USB também facilita a conexão do roteador a uma impressora, por exemplo.  Além disso, tente escolher um aparelho com antenas removíveis. Há conjuntos que proporcionam alto desempenho e custam menos do que um equipamento mais potente.

Não deixe de escrever para tirar suas dúvidas.

Até mais!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.