Robô aspirador de pó: vale a pena ter um?

No Brasil, o aparelho custa a partir de 699 reais

Fala, galera! Tudo bem? Vamos falar sobre tecnologia e afazeres domésticos? Os robôs aspiradores de pó estão cada vez mais conhecidos e vêm mexendo com a curiosidade das pessoas. Mas será que vale a pena ter um desses em casa?

Esses aparelhos que limpam ambientes já estão sendo vendidos no Brasil. Toda sua inteligência se traduz via programação. Os designs são modernos e compactos de um jeito que o equipamento costuma passar por baixo de cadeiras, mesas e sofás. Eles “trabalham” sozinhos, mas, em ambientes muito grandes ou com muitos objetos, encontram certa dificuldade.

O mercado hoje conta com modelos que variam de 699 até quase 6 000 reais! É surreal a diferença de preço.

A maioria desses aparelhos usa sensores para obstáculos, escadas e paredes. Assim, eles conseguem “entender” e “rastrear” o que está a sua volta, sabendo onde ou não circular. O sistema de inteligência funciona com luzes infravermelhas e consegue identificar onde há mais sujeira.

Você pode programar a limpeza em um dia e horário específicos, por meio de um aplicativo, mas não são todos os modelos de mercado que dispõem dessa funcionalidade. Há marcas também que vêm acompanhadas de controles remotos.

O mapeamento dos robôs só está disponível em máquinas mais avançadas, que conseguem coletar dados de todo o ambiente. Com as informações, desenham uma planta da sala, por exemplo. Com isso, fica mais fácil definir o melhor trajeto de limpeza. 

Os aparelhos mais básicos funcionam com baterias que duram, em média, quarenta minutos e oferecem poucos recursos. Os mais modernos e caros conseguem voltar sozinhos para sua base de recarga e contam com filtros bactericidas, para usuários com alergia ou asma.

Valeu, pessoal!

@thiago.infomania

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s