Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Robô aspirador de pó: vale a pena ter um?

No Brasil, o aparelho custa a partir de 699 reais

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 11 jul 2018, 18h55 - Publicado em 11 jul 2018, 18h48

Fala, galera! Tudo bem? Vamos falar sobre tecnologia e afazeres domésticos? Os robôs aspiradores de pó estão cada vez mais conhecidos e vêm mexendo com a curiosidade das pessoas. Mas será que vale a pena ter um desses em casa?

Esses aparelhos que limpam ambientes já estão sendo vendidos no Brasil. Toda sua inteligência se traduz via programação. Os designs são modernos e compactos de um jeito que o equipamento costuma passar por baixo de cadeiras, mesas e sofás. Eles “trabalham” sozinhos, mas, em ambientes muito grandes ou com muitos objetos, encontram certa dificuldade.

O mercado hoje conta com modelos que variam de 699 até quase 6 000 reais! É surreal a diferença de preço.

A maioria desses aparelhos usa sensores para obstáculos, escadas e paredes. Assim, eles conseguem “entender” e “rastrear” o que está a sua volta, sabendo onde ou não circular. O sistema de inteligência funciona com luzes infravermelhas e consegue identificar onde há mais sujeira.

Continua após a publicidade

Você pode programar a limpeza em um dia e horário específicos, por meio de um aplicativo, mas não são todos os modelos de mercado que dispõem dessa funcionalidade. Há marcas também que vêm acompanhadas de controles remotos.

O mapeamento dos robôs só está disponível em máquinas mais avançadas, que conseguem coletar dados de todo o ambiente. Com as informações, desenham uma planta da sala, por exemplo. Com isso, fica mais fácil definir o melhor trajeto de limpeza. 

Os aparelhos mais básicos funcionam com baterias que duram, em média, quarenta minutos e oferecem poucos recursos. Os mais modernos e caros conseguem voltar sozinhos para sua base de recarga e contam com filtros bactericidas, para usuários com alergia ou asma.

Continua após a publicidade

Valeu, pessoal!

@thiago.infomania

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.