Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Higiene do celular e outros gadgets

Limpeza de aparelhos eletrônicos, principalmente o telefone, é fundamental para evitar a propagação de doenças. Confira dicas de como fazer

Por Thiago Ramaciotti
18 mar 2020, 19h14

M udar um hábito nem sempre é fácil — mas, em tempos de combate à Covid-19, trata-se de uma tarefa urgente. Junto com a incorporação de novos protocolos, como evitar tocar o rosto, trocar os beijos pelos cumprimentos a distância e lavar frequentemente as mãos com água e sabão, os paulis- tanos devem passar a higienizar regularmente seus celulares e demais aparelhos eletrônicos. Eles funcionam como ímãs para sujeira, no entanto, ainda que a recomendação dos fabricantes sempre estivesse lá, são poucas as pessoas que seguem a disciplina à risca. Três são as regras de ouro: 1. Não usar produtos abrasivos ou água de forma direta ou corrente. 2. Desconectar os gadgets das fontes de energia ou remover a bateria para realizar o procedimento. 3. Ficar atento ao manual de cada marca sobre instruções específicas. Para ajudar nessa tarefa, confira a seguir outras dicas úteis.

QUAIS PRODUTOS NUNCA USAR

  • Limpadores de janela ou de casa
  • Ar comprimido Limpeza de aparelhos eletrônicos
  • Limpadores por aerossol
  • Solventes agressivos (acetona, benzeno)
  • Desinfetante
  • Amônia

O QUE USAR Uma mistura de álcool 70% e água, em partes iguais, é ideal para a maioria dos aparelhos. Coloque a solução em um frasco de spray e use um pano de microfibra.

TELEFONE OU TABLET A forma mais segura é fazer movimentos suaves com um pano úmido de microfibra com a solução acima. O cuidado se dá por causa do revestimento resistente às impressões digitais, para não danificar o aparelho. Os protetores de tela de vidro temperado podem ter o mesmo revestimento. Vale usar cotonetes para limpar entre os botões e a borda do aparelho.

Continua após a publicidade

CAPINHA DO CELULAR Não há muito benefício em limpar o telefone celular e reinseri-lo em uma capa suja. Seja de silicone, plástico rígido ou couro, a maioria dos modelos de capa para celulares possui bordas texturizadas. O objetivo é proporcionar uma melhor aderência ao telefone, mas o ponto fraco pode ser o acúmulo de sujeira. Muitas delas podem ser completamente submersas e lavadas em uma solução de água morna e um pouco de sabão para lavar louça, método de assepsia ideal. Use um pano macio para esfregar suavemente as bordas texturizadas. Enxágue bem a capa e deixe secar completamente antes de recolocar o telefone. Para limpeza diária, limpe a caixa com um pano de microfibra e a solução de álcool (sempre ele).

NOTEBOOK Quem carrega o note para cima e para baixo pode levar mais bactérias, germes e vírus do que imagina. Vire seu laptop para baixo e sacuda-o com cuidado para se livrar de migalhas e partículas maiores de sujeira. Re- tire as peças removíveis e prossiga a limpeza com um pincel. Em seguida, molhe suavemente o pano de lim- peza de microfibra e passe por toda a superfície. Use o mesmo pano para limpar a tela e as demais peças.

PC DE MESA É o mesmo processo empregado na tela do laptop. Na parte de trás do monitor, utilize o pano de microfibra, que serve também para o monitor, o painel e o redor da tela. Não se esqueça de limpar a parte traseira da CPU e a poeira da mesa enquanto estiver usando o computador. Leve o teclado até a lata de lixo e agite-o para se livrar de detritos. Limpe com um pano e a solução de álcool e água. Use novamente o cotonete pa- ra tirar as sujeiras entre os botões. Limpe o mouse com um pano úmido e uma solução desinfetante.

Continua após a publicidade

RELÓGIO INTELIGENTE Smartwatch acumula suor e partículas contagiosas da mesma forma que as mãos. Use o pano de microfibra umedecido para limpar a tela. Nos botões, passe uma solução de desinfetante com um pincel de cerdas macias. As pulseiras de náilon absorvem o suor com mais facilidade, então a dica é usar um pouco de detergente e um pano úmido para realizar a limpeza. Já as pulseiras de silicone devem ser limpas com uma pe- quena quantidade de álcool. As de couro pedem um condicionador específico para o produto para finalizar o processo.

FONES DE OUVIDO No caso dos fones de ouvido com pontas removíveis, retire-as e limpe com água e sabão. Enxágue bem. Use o pano de microfibra umedecido em água para limpar o resto dos fones e o cabo. Para os fones tradicionais, pano úmido na solução basta. Uma escova de cerdas macias limpa os lugares mais estreitos. As pontas dos fones bluetooth devem ser limpas apenas com um pano seco para evitar danos ao aparelho internamente.

CONSOLE E CONTROLADORES DE JOGOS Desconecte o console e os controladores antes de iniciar a limpeza. Utilize uma escova de dentes macia para limpar as entradas dos dispositivos. Para a limpeza da superfície, pano úmido de microfibra e cotonetes para as partes estreitas, pequenas e entre os botões. Para os controles, pano úmido com solução de álcool e água. Não esqueça de limpar o cabo. É importante verificar se tudo está seco antes de reconectar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.