Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

O poder das fake news no meio digital

Notícia falsa é assunto sério!

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 2 Maio 2018, 19h28 - Publicado em 2 Maio 2018, 19h27

Fala, pessoal! Tudo bem?

Vocês já pararam para pensar como a internet nesses últimos anos tem tudo a ver com a política no Brasil? Semana passada eu e minha equipe fomos convidados pela fórum VEJA Amarelas, patrocinado pela FIA, a pensar sobre o impacto das fake news em ano de eleição e como esse conteúdo pode impactar o Brasil, a minha e a sua vida.

O evento que durou praticamente o dia todo contou com presenças ilustres do meio político, críticos e jornalistas especialistas da área. Vou citar alguns: Luiz Fux, presidente do TSE; Gilmar Mendes, ministro do STF; Bia Granja, cofundadora do Youpix; e Pablo Ortellado, professor de políticas públicas na USP.

Ao final do evento, me dei conta o quanto as fake news estão presentes no nosso dia a dia e como elas podem fazer a gente mudar de ideia ou passar uma informação falsa e sem fundamento adiante. Saindo um pouco do quadro e do cenário político brasileiro, as notícias falsas sempre existiram, mas hoje com a velocidade que as coisas acontecem e caem na rede elas se triplicaram e vivemos com um verdadeiro bombardeio de informações.

Qualquer um de nós pode ser vítimas desse problema, mas alguns cuidados básicos são fundamentais para não cair nessa cilada. Cheque as informações, a matéria, a notícia que você está lendo. Verifique as fontes e, na dúvida, procure em mais de um veículo. Faça uma busca rápida pelo Google sobre esse assunto e veja se saiu em mais algum lugar. Se for um assunto muito relevante, como política, com certeza outros sites importantes vão ter veiculado sobre esse tema. É importante estar ligado não apenas no que saí na internet, mas também em telejornais, rádio, impressos (jornais e revistas). Procurar saber de onde veio é o ponto chave.

Continua após a publicidade

 A tecnologia se tornou uma aliada as proliferação das fake news como já disse. Com o passar do tempo, isso vem virando de certa forma um “espetáculo” à parte, pois todos nós temos vozes na web. Podemos passar informações erradas ou equivocadas e até inventar uma notícia a hora que quisermos e da forma que quisermos. E isso é realmente muito sério.

Eu me peguei pensando em como o Brasil como um todo pode modificar um pouco esse quadro. Acredito que devemos tentar de alguma forma educar as pessoas para o ambiente digital. É sensibilizar e fazer os usuários da rede entenderem que na web há espaço para tudo. Para o humor, para as brincadeiras e as notícias que informam e que são de extrema importância na nossa rotina.

Galera, é preciso estar atento em tudo o que lemos, o que vemos, ouvimos e o que colocamos em rede. Estamos ligados 24 horas por dia e com a web  rompemos distâncias geográficas, distinção social, econômica e religiosa. Por isso ela é gigante!

Cuide da rede, cuidado com o que você compartilha, com o que você posta. Crie essa consciência na web e passe adiante.

Continua após a publicidade

 Valeu, pessoal!

@infomania.thiago

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.