Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Celulares com telas flexíveis já são uma realidade

Telefones dobráveis consistem em apostas do mercado para o futuro

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 12 set 2018, 19h15 - Publicado em 12 set 2018, 19h10

Já pensou em enrolar ou dobrar seu smartphone como uma folha de papel?! Sim, já pode imaginar porque isso está mais próximo da realidade do que você imagina! Os “telefones flexíveis” estão sendo desenvolvidos por vários fabricantes e contarão com dispositivos de telas que se dobram ao meio ou de outra forma.

Em 2016, um protótipo de celular flexível foi desenvolvido pelo Laboratório de Mídia Humanas da Universidade Queen, no Canadá. Na época, foi considerado o primeiro smartphone flexível do mundo com alta resolução e tecnologia sem fio. O produto trazia uma experiência de leitura parecida com a de um livro.

Segundo a revista americana Wired, além de mudar a experiência de leitura, os aparelhos flexíveis são mais resistentes a choques e dificilmente terão suas telas danificadas quando caírem. Maravilha! Sem falar que serão curvados facilmente quando guardados dentro do bolso. As telas normalmente terão que ser de plástico, ou seja, muito mais baratas ao consumidor.

Em feiras de tecnologia já estão sendo apresentados alguns modelos de fabricantes como LG, Phillips, Sharp, Sony e Nokia. As telas são de OLED (Diodos Emissores de Luz Orgânica), totalmente digitais, compostas por milhares de pixels e com fonte de luz própria. Especialistas desse setor contam que elas dispensam  luz de fundo e conseguem ser mais finas do que as telas de LCD. Isso favorece a flexibilidade do aparelho, mas são elementos mais caros e muito duráveis.

Continua após a publicidade

Podemos perceber até aqui que, para realmente ter um smartphone flexível em nossas mãos, o trabalho é bem complexo, pois, além da tela ser dobrável, a bateria e a carcaça também precisam ser. Quem aqui arrisca um valor de mercado?

(Reprodução/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.