Imagem Blog

Infomania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Thiago Ramaciotti
Thiago Ramaciotti dá dicas sobre tecnologia, gadgets e apps
Continua após publicidade

Como vai funcionar a transição para o 5G

A Qualcomm anunciou um novo modem LTE, personagem principal dessa transição

Por Thiago Ramaciotti
Atualizado em 16 fev 2018, 16h13 - Publicado em 16 fev 2018, 15h55

Fala, galera, tudo bem? Quem ainda não me segue no Instagram, por favor: @infomania.thiago. 

Recentemente, a Qualcomm anunciou em San Diego, no evento 5G Day, um novo caminho para a quinta geração de telefonia móvel, o tão sonhado 5G!

O chamado Snapdragon X24 é o primeiro chipset com modem 4G/LTE do mundo e que consegue alcançar uma velocidade de 2Gbps por segundo. Surreal, né?! O sistema é definido como uma ponte entre o 4G e o 5G, pois permite velocidades mais altas que os modems LTE em sua versão anterior. A missão é que as operadoras consigam proporcionar velocidade gigabit a partir das redes LTE já existentes, como se fosse uma extensão de backup para o desdobramento do 5G.

Os primeiros smartphones com o Snapdragon X24 devem chegar ao mercado até o final de 2018. Depois, o modem funcionará junto ao Snapdragon X50 G5 NR em dispositivos 4G/5G no ano que vem, quando as redes 5G devem ser lançadas.

Há indícios de que os primeiros aparelhos 5G estejam disponível para os usuários no segundo semestre de 2019. Para isso acontecer na data prevista, dezenove OEMs (Original Equipment Manufactures) e dezoito operadores globais se comprometeram em usar o Snapdragon X50 5G NR (New Radio), da Qualcomm. Nessa lista de operadoras seguem AT&T, TIM, Sprint, Verizon e Telstra. Já a relação das OEMs conta com Asus, Sony, Mobile, Xiaomi, ZTE, LG e Vivo.

Continua após a publicidade

O 5G vai ser pelo menos dez vezes mais rápido que as atuais redes LTE. Para ter essa belezura no seu smartphone, vai ser preciso comprar um aparelho compatível. Muitos já pensam que a nova geração de internet móvel poderia substituir as redes Wi-Fi, a única dúvida é como as operadoras irão realizar todo essa logística.

Pessoal, vale lembrar que aí no meio de todo esse caminho, que com certeza vai ser longo até 2019, existem operadoras e aparelhos mais avançados e que já são comercializados esse ano no Brasil e suportam a funcionalifade 4,5G. Alguns suportam parcialmente, mas já são superiores e bem mais rápidos.

Passar para o 4.5G melhora o serviço para todos os clientes com tecnologia LTE, ou seja, o 4G independente da aquisição de aparelhos da última geração.

Vamos aguardar como anda toda essa história! Estamos de olho!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.