Imagem Blog

SP Colorida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Mariana Gonzalez
Blog sobre cultura, iniciativas e serviços inclusivos para a população LGBT em São Paulo
Continua após publicidade

Novo nome de Centro LGBT homenageia hétero e provoca polêmica

Local foi batizado de Luiz Carlos Ruas, em referência ao ambulante que defendeu uma travesti e perdeu a vida, em dezembro de 2016

Por Redação VEJA São Paulo
Atualizado em 19 out 2017, 19h14 - Publicado em 19 out 2017, 19h13

Inaugurado em 2015, o Centro de Cidadania LGBT do Arouche é uma das cinco casas que prestam assistência às vítimas de violência homofóbica ou em situação de vulnerabilidade social. Na última terça-feira (17), no entanto, o novo nome da unidade causou polêmica entre pessoas LGBT.

Ao mudar-se para um espaço maior, o local foi batizado com o nome de Luiz Carlos Ruas, ambulante que defendeu uma travesti da violência na estação Dom Pedro II do metrô e perdeu a vida durante a briga, em dezembro de 2016.

Enquanto parte dos frequentadores do Centro elogiaram a atitude da prefeitura, anunciada ainda durante a gestão de Fernando Haddad, outros questionaram o fato de dar ao local de acolhimento LGBT o nome de um homem heterossexual.

Fundador da Casa 1 a ativista LGBT, Iran Giusti criticou a decisão em sua rede social, afirmando que “ajudar uma pessoa que está sendo espancada evitando que ela morra é o mínimo que a gente pode fazer como ser humano”. 

Continua após a publicidade

Além do novo nome, o Centro de Cidadania LGBT do Arouche passa a funcionar em um espaço maior – 500 metros quadrados. De acordo com a prefeitura, a mudança “ocorreu para que houvesse mais espaço para a realização de atividades e mais privacidade para as pessoas que frequentam o local”. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.