Imagem Blog

O Sexo e A Cidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Histórias, novidades e estratégias dos empresários do mercado erótico em São Paulo
Continua após publicidade

Procedimentos para mudança de sexo recomeçam no Hospital das Clínicas

Por Adriana Farias Nesta quarta (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a utilização dos moldes vaginais de silicone, chamados cientificamente de conformadores vaginais. As peças são fundamentais para o processo de mudança de sexo, realizado aqui na cidade no Hospital das Clínicas, por meio de planos de saúde ou gratuitamente, pelo SUS. […]

Por Ana Carolina Soares
Atualizado em 26 fev 2017, 13h22 - Publicado em 28 jan 2016, 18h42
Durante três meses, a Anvisa interrompeu o uso do conformador vaginal, peça fundamental após a cirurgia de troca de sexo (Foto: Reprodução)

Durante três meses, a Anvisa interrompeu o uso do conformador vaginal (imagem acima), peça fundamental após a cirurgia de troca de sexo (Foto: Reprodução)

Por Adriana Farias

Nesta quarta (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a utilização dos moldes vaginais de silicone, chamados cientificamente de conformadores vaginais. As peças são fundamentais para o processo de mudança de sexo, realizado aqui na cidade no Hospital das Clínicas, por meio de planos de saúde ou gratuitamente, pelo SUS.

+ Psicólogo cristão lança livro com dicas para apimentar o sexo no casamento

Os procedimentos estavam suspensos desde outubro, porque a Anvisa havia suspendido a empresa Silimed, a fabricante dos produtos. As próteses são fundamentais no pós-operatório para a manutenção da neovagina.

Continua após a publicidade

Para passar pelo tratamento de mudança de sexo, o candidato precisa se inscrever em um posto de saúde. Depois, é atendido no Instituto de Psiquiatria do HC. Então, dependendo dos casos, passa por ambulatórios, como de Transexualismo e Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual. Até a cirurgia para a mudança de sexo, o processo leva pelo menos um ano.

O Hospital das Clínicas afirmou que retomará os procedimentos entre o fim deste mês e início de fevereiro. Duas pessoas estavam na fila para o procedimento.

O problema de fabricação detectado pela Anvisa ocorreu em próteses mamárias, mas por questão de segurança, as autoridades suspenderam a comercialização de todos os produtos da Silimed até que a situação fosse regularizada.

+ Tuy e Biel, os vloggers do sexo

Continua após a publicidade

Segundo nota da Anvisa, “após análise e avaliação de risco sobre a presença de partículas de superfície identificadas nas próteses mamárias, a agência concluiu que não há evidências de que a presença de tais partículas nos implantes de silicone represente risco adicional ao que é inerente ao produto. No entanto, a Silimed ainda está impedida de fabricar e comercializar novos lotes dos implantes, até que seja realizada nova inspeção para reavaliação do cumprimento das boas práticas de fabricação”.

+ Exercícios contra a impotência e dicas para se dar bem no e-commerce: vem aí o congresso sobre sexo e negócios

A Silimed diz que a suspensão foi uma medida cautelar temporária da Anvisa que não está mais vigente. “A Silimed está autorizada a comercializar todos os seus produtos disponíveis em estoque”, informa. “Todas as medidas cabíveis junto aos órgãos reguladores nacionais e internacionais estão sendo tomadas para retomar a produção”.

+ Confira as principais notícias da cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.