Imagem Blog

Sem Grana em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Divirta-se em São Paulo sem gastar muito
Continua após publicidade

Cinco dicas para aproveitar a cidade “vazia” neste fim de ano

Só eu tenho a impressão de que cada vez mais gente resolve ficar na cidade no fim do ano? Ainda assim, quando vejo no noticiário as filas  quilométricas de carros nas estradas rumo a qualquer lugar longe daqui sinto um alívio tremendo. É o prenúncio de que a cidade, por alguns dias, nem que sejam […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 23h50 - Publicado em 27 dez 2013, 12h21
Vista aérea da Avenida Paulista (Crédito: Roberto Loffel)

Vista aérea da Avenida Paulista (Crédito: Roberto Loffel)

Só eu tenho a impressão de que cada vez mais gente resolve ficar na cidade no fim do ano? Ainda assim, quando vejo no noticiário as filas  quilométricas de carros nas estradas rumo a qualquer lugar longe daqui sinto um alívio tremendo. É o prenúncio de que a cidade, por alguns dias, nem que sejam os últimos do ano, ficará menos caótica. Nesse período, depois do Natal e antes do Réveillon, dá para aproveitar os dias de folga do trabalho para ver aquela exposição que você ainda não viu, pegar um cinema no meio da tarde e até arriscar um mergulho numa piscina do Sesc. Tudo isso sem passar aquele perrengue de um fim de semana comum. Abaixo, minhas humildes cinco dicas para curtir a cidade…hum…digamos… vazia!

* * *

Cineminha com desconto. Que tal se recuperar da comilança do Natal no escurinho do cinema? O Espaço Itaú de Cinema – Augusta exibe o drama Eu e Você, de Bernardo Bertolucci. Apresentado na seleção oficial do Festival de Cannes, o filme é o primeiro dirigido pelo cineasta italiano desde Os Sonhadores (2003). As sessões: 13h50, 15h40, 20h, 22h. O preço é salgado (24 reais a inteira) , mas se você tiver cartão Itaú, rola um desconto de 50%. A produção A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, entrou na Sessão Popular da unidade Frei Caneca: o ingresso sai por 5 reais na sala 2, às 13h40 (de 27/12 a 2/1).

Continua após a publicidade

Quem perdeu algum filme nacional entre novembro de 2012 e outubro de 2013 também pode aproveitar o finzinho da Retrospectiva do Cinema Brasileiro, com entrada a 10 reais. Entre produções comerciais e títulos mais alternativos, é possível ver o documentário Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (2012), no domingo (29), às 17h.

Os fãs dos blockbusters têm a chance de se esbaldar na rede Cinemark desembolsando 6 reais no ingresso. Em qualquer unidade, o tíquete promocional vale para a sessão das 14h, de segunda a sexta. Entre os títulos em cartaz está a refilmagem do terror Carrie – A Estranha.

Objetos do filme "Laranja Mecânica" na exposição "Stanley Kubrick", no MIS (Crédito: Fernando Moraes)

Objetos do filme “Laranja Mecânica” na exposição “Stanley Kubrick”, no MIS (Crédito: Fernando Moraes)

Continua após a publicidade

Uma tarde com Stanley Kubrick. Para quem ainda não viu a belíssima exposição dedicada à vida e à obra do cineasta americano Stanley Kubrick, agora é a hora. O MIS (Museu da Imagem e do Som) funciona entre o Natal e o  Ano Novo –só fecha as portas em 31 de dezembro e 1º de janeiro. Ou seja, até domingo (29), o museu é praticamente todinho seu. A montagem, em cartaz até 12/1, reproduz em salas ambientes dos clássicos Laranja Mecânica, O Iluminado e 2001: uma Odisseia no Espaço, entre outros sucessos do diretor (saiba mais), com objetos e figurinos originais utilizados na produção. Vale também passar umas horas jogando conversa fora sob as árvores na área ao ar livre do museu. Uma delícia. O MIS fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Abre de terça a sexta, das 12h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. A entrada custa 10 reais.

Café da tarde no sofá. Duas fatias de broa de milho mais um expresso por R$ 6, 50. S-e-i-s e c-i-n-q-u-e-n-t-a. O combo do Sofá Café, além de delicioso, tem preço justíssimo se comparado ao que cobra qualquer padaria mais arrumadinha da cidade. Os ingredientes são de primeira: a manteiga espalhada sobre o pão é da marca Aviação; o café é feito com o blend orgânico bob-o-link, da Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa (SP); os grãos, torrados na loja e moídos ali na hora. Dá para sentir o cheirinho só de imaginar! A unidade da Alameda Franca, nos Jardins, abrirá até segunda (30). Funciona de segunda a sábado, das 11h às 19h.

Piquenique no parque. Não tem segredo. É só separar cangas para esticar na grama e uma toalha para apoiar as comidinhas. Na cesta, quitutes leves (como sanduíches caseiros, queijos, grãos e frutas), sucos (em térmicas, para manter o frescor) e, quiçá, um vinho. Há parques com espaços reservados para esse tipo de encontro, como o Villa-Lobos (conheça outros bons endereços). O Parque da Juventude, que fica ao lado do metrô Carandiru, é uma boa pedida. Não esqueça de olhar a previsão do tempo antes de sair de casa. 

Banho de piscina no Sesc Belenzinho. É comum ver grupinhos de amigos e casais de namorados estirados ao sol sobre cangas coloridas ao redor da vistosa piscina externa da unidade. Ali, há espreguiçadeiras e colchonetes emborrachados. Movimentada no verão, deve estar mais tranquila nos dias entre-festas. Funciona das 9h às 17h45. É preciso fazer matrícula e exame dermatológico para ter acesso ao local.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.