Vale a pena trocar o absorvente interno pelo coletor menstrual?

Joziani Beghini Junqueira de Carvalho Ferreira, ginecologista do Ambulatório de Infecções Genitais Femininas do Hospital da Mulher da Unicamp, responde: “O coletor menstrual é um copinho de silicone com cinco centímetros de comprimento (mais dois da haste) por quatro centímetros de diâmetro, que é colocado no interior da vagina para coletar o fluxo menstrual. Não existe ainda […]

coletor-menstrual

Joziani Beghini Junqueira de Carvalho Ferreira, ginecologista do Ambulatório de Infecções Genitais Femininas do Hospital da Mulher da Unicamp, responde:

“O coletor menstrual é um copinho de silicone com cinco centímetros de comprimento (mais dois da haste) por quatro centímetros de diâmetro, que é colocado no interior da vagina para coletar o fluxo menstrual. Não existe ainda um estudo que demonstre que ele é melhor do que o absorvente interno, mas sabe-se que ele é um método bastante seguro e prático quando usado corretamente. A escolha entre os dois métodos depende do quão confortável cada mulher se sente.

+ Faz mal emendar as cartelas do anticoncepcional?

É importante salientar que ele deve ser usado apenas no período menstrual, e não também para coletar um corrimento ou mesmo após o parto. Nesses casos pode haver um aumento no risco de infecções. A limpeza deve ser feita com sabão neutro e água abundante, evitando que fique algum resíduo que possa irritar a mucosa.

Segundo o fabricante, ele pode ser retirado e higienizado após doze horas de uso. Em geral, isso não é recomendável, já que pode favorecer a proliferação de micro-organismos. O ideal é entre quatro e seis horas – o mesmo para o absorvente interno. Cada unidade pode durar por anos e custa cerca de 80 reais.”

+ Faz mal dormir de sutiã?

Também tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s