Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Vale a pena trocar o absorvente interno pelo coletor menstrual?

Joziani Beghini Junqueira de Carvalho Ferreira, ginecologista do Ambulatório de Infecções Genitais Femininas do Hospital da Mulher da Unicamp, responde: “O coletor menstrual é um copinho de silicone com cinco centímetros de comprimento (mais dois da haste) por quatro centímetros de diâmetro, que é colocado no interior da vagina para coletar o fluxo menstrual. Não existe ainda […]

Por Aretha Yarak
Atualizado em 26 fev 2017, 18h34 - Publicado em 20 fev 2015, 17h33

coletor-menstrual

Joziani Beghini Junqueira de Carvalho Ferreira, ginecologista do Ambulatório de Infecções Genitais Femininas do Hospital da Mulher da Unicamp, responde:

“O coletor menstrual é um copinho de silicone com cinco centímetros de comprimento (mais dois da haste) por quatro centímetros de diâmetro, que é colocado no interior da vagina para coletar o fluxo menstrual. Não existe ainda um estudo que demonstre que ele é melhor do que o absorvente interno, mas sabe-se que ele é um método bastante seguro e prático quando usado corretamente. A escolha entre os dois métodos depende do quão confortável cada mulher se sente.

+ Faz mal emendar as cartelas do anticoncepcional?

É importante salientar que ele deve ser usado apenas no período menstrual, e não também para coletar um corrimento ou mesmo após o parto. Nesses casos pode haver um aumento no risco de infecções. A limpeza deve ser feita com sabão neutro e água abundante, evitando que fique algum resíduo que possa irritar a mucosa.

Continua após a publicidade

Segundo o fabricante, ele pode ser retirado e higienizado após doze horas de uso. Em geral, isso não é recomendável, já que pode favorecer a proliferação de micro-organismos. O ideal é entre quatro e seis horas – o mesmo para o absorvente interno. Cada unidade pode durar por anos e custa cerca de 80 reais.”

+ Faz mal dormir de sutiã?

Também tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.