Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Usar sapato de bico fino dá joanete?

O ortopedista Orlando Righesso Neto, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna, responde: “Sim. Quanto mais estreita for a ponta do sapato, maior será o risco de joanete. Isso acontece porque o bico fino faz uma compressão nas estruturas dos dedos do pé, principalmente no dedão e no dedinho. O resultado é um desvio no osso metatarsiano […]

Por Aretha Yarak Atualizado em 26 fev 2017, 15h51 - Publicado em 24 jun 2015, 18h33

sapato-bico-fino

O ortopedista Orlando Righesso Neto, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna, responde:

“Sim. Quanto mais estreita for a ponta do sapato, maior será o risco de joanete. Isso acontece porque o bico fino faz uma compressão nas estruturas dos dedos do pé, principalmente no dedão e no dedinho. O resultado é um desvio no osso metatarsiano (no dedão), dando a aparência de que um calo surgiu na região externa.

+ Usar salto alto faz mal para a coluna?

É importante frisar que joanete não é um osso novo que surgiu, mas sim um desvio, uma deformidade óssea que pode causar muita dor, desconforto e até rigidez do dedo deslocado. Essa condição pode ser causada por fatores externos, como o uso de sapatos inapropriados, por herança genética (a criança já nasce com esse desvio no osso), por algumas doenças autoimunes, como a artrose, por anatomia anormal dos pés ou ainda pelo tipo de pisada. O tratamento pode incluir troca de sapatos, uso de protetores ortopédicos e até procedimentos cirúrgicos.”

+ Por que trabalhar sentado favorece dores nas costas?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Continua após a publicidade
Publicidade