Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Será que você tem síndrome da vibração fantasma do celular?

Conceito diz respeito ao uso em excesso do aparelho

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 5 fev 2020, 13h44 - Publicado em 4 out 2019, 16h34

Quem nunca achou que o celular estava vibrando e, quando foi verificar, se surpreendeu com o telefone sem nenhuma mensagem perdida? A falsa sensação, quando ocorre frequentemente, tem até um nome científico, o Phantom Ringtone, ou então, a síndrome da vibração fantasma.

O conceito, segundo o coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, Cristiano Nabuco, não é tão novo. “Tem mais de uma década, surgiu quando se começou a tentar delinear o que seria uma eventual dependência de telefone celular. Quem fez essa proposta foram pesquisadores australianos”, lembra o psicólogo. 

Atualmente, não é mais tão frequente aparecer em publicações científicas. Segundo Nabuco, o chamado Phantom Ringtone se tornou um conceito muito mais amplo: desde a última década, com a ascensão das redes sociais, nossa relação com o celular mudou muito.

Surge então o Fear of Missing Out, outro tipo de conceito do campo da dependência tecnológica. Seria o medo de se estar perdendo o que está acontecendo nas redes, explica Nabuco, o que gera ansiedade e outros tipos de sintomas, o que poderia indicar que o uso do telefone estaria se tornando um problema.

Mas fique atento se notar que anda tendo muitos episódios de “toque fantasma”! Segundo o pesquisador, perceber frequentemente essa falsa sensação é um indício de que o uso do celular estaria tomando proporções consideradas excessivas.

Continua após a publicidade

+ PODCAST Cozinha do Lorençato conversa com o chef Victor Dimitrow, que conta como encarou o incêndio de seu restaurante

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.