Quais as principais causas da obesidade em crianças e adolescentes?

Com informações do endocrino-pediatra Felipe Monti Lora, do Centro de Obesidade Infantil do Hospital Sabará, e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia: “A maioria esmagadora dos casos é causada por maus hábitos alimentares e sedentarismo. Mais de 90% das crianças acima do peso têm o problema porque comem demais (produtos altamente calóricos e, na maioria, […]

Closeup view of scales on a floor and kids feet

Com informações do endocrino-pediatra Felipe Monti Lora, do Centro de Obesidade Infantil do Hospital Sabará, e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:

“A maioria esmagadora dos casos é causada por maus hábitos alimentares e sedentarismo. Mais de 90% das crianças acima do peso têm o problema porque comem demais (produtos altamente calóricos e, na maioria, não nutritivos) e não praticam atividades físicas. Apenas a minoria dos casos de obesidade infantil é causada por doenças endocrinológicas ou exibe cunho genético.

+ Quais os benefícios do limão para a saúde?

Além de uma refeição balanceada, o ideal é a prática de exercícios entre 30 e 60 minutos por dia, cinco vezes por semana. Ou seja, confiar apenas nas aulas de educação física não se mostra seguro. Para driblar o problema, os pais precisam dar exemplo aos filhos – praticando exercícios juntos e optando por uma dieta saudável.

+ Quais alimentos devem ser evitados contra a gastrite?

Atualmente, estima-se que cerca de 15% das crianças brasileiras estejam obesas. Dados preliminares de um estudo dentro dos colégios aponta ainda que, em média, 23% dos alunos que cursam da primeira à quarta série do ensino fundamental apresentam excesso de peso.

+ Enxugar a louça com pano ou deixá-la secar naturalmente?

Uma tática para evitar que a criança coma ‘bobagens’ é organizar a geladeira. Em vez de guardar um pacote de bolachas aberto, embrulhe-o e coloque-o no fundo do refrigerador. Na frente, deixe frutas já lavadas. A facilidade do alimento conta muito.”

+ Álcool em gel substitui a água com sabão para limpar as mãos?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s