Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Próteses de silicone podem dificultar a amamentação?

O médico Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Hospital Israelita Albert Einstein, esclarece a dúvida

Por Catherine Barros 22 dez 2017, 13h43

As mulheres que decidem colocar próteses de silicone para aumentar os seios precisam ficar atentas à forma como será feita a cirurgia. Dependendo da técnica utilizada, o implante poderá, sim, dificultar a amamentação.

“Quando a prótese é colocada pelas axilas ou por um pequeno corte debaixo dos seios, ela não prejudica os ductos mamários e não altera uma amamentação futura”, explica o médico Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Hospital Israelita Albert Einstein.

“No entanto, se for implantada pelas aréolas, quando há a necessidade de seccionar parte da glândula mamária, pode, sim, atrapalhar a amamentação no futuro.”

A posição das próteses, ou seja, ficar por cima ou por baixo do músculo, não influencia nesse processo. Trata-se de algo puramente estético.

De acordo com Uguetto, a cirurgia plástica nas mamas para as mulheres que ainda não têm filhos é aconselhada após o desenvolvimento total da mama e para maiores de 18 anos.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade