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Por que trabalhar sentado favorece dores nas costas?

O médico Ivan Rocha, ortopedista do Hospital das Clínicas de São Paulo, responde: “Alguns estudos clínicos importantes sugerem que há um aumento de quase 50% na pressão dentro dos discos da coluna quando sentamos. Essa pressão é ainda maior, de 75%, nas pessoas que inclinam um pouquinho e não apoiam no encosto. Isso não chega […]

Por Aretha Yarak Atualizado em 26 fev 2017, 18h03 - Publicado em 9 abr 2015, 23h09

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O médico Ivan Rocha, ortopedista do Hospital das Clínicas de São Paulo, responde:

“Alguns estudos clínicos importantes sugerem que há um aumento de quase 50% na pressão dentro dos discos da coluna quando sentamos. Essa pressão é ainda maior, de 75%, nas pessoas que inclinam um pouquinho e não apoiam no encosto. Isso não chega a ser algo importante para quem não tem problema na coluna. O que pode acontecer é uma fadiga muscular, que também causa dores, mas é mais fácil de recuperar.

Já os pacientes que apresentam uma condição prévia, ficar sentado por muito tempo pode piorar as dores. A maneira mais indicada de prevenção é mudar de postura a cada dez ou quinze minutos. Se for possível fazer tipos diferentes de atividade durante o dia, como andar e ficar de pé por mais tempo, melhor. A prática de exercícios físicos também ajuda a reduzir as dores de quem precisa trabalhar sentado.”

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* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

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