Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Por que algumas dietas favorecem o ‘efeito sanfona’?

Márcio Mancini, endocrinologista e membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), responde: “Quando alguém faz uma dieta muito restritiva, o organismo entra em ‘modo econômico’ para preservar sua reserva energética. Na prática, isso significa que o metabolismo passará a funcionar mais lentamente. Ao sair desse regime, a pessoa tenderá a engordar […]

Por Aretha Yarak Atualizado em 26 fev 2017, 19h38 - Publicado em 16 dez 2014, 19h49

dieta-efeito-sanfona

Márcio Mancini, endocrinologista e membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), responde:

“Quando alguém faz uma dieta muito restritiva, o organismo entra em ‘modo econômico’ para preservar sua reserva energética. Na prática, isso significa que o metabolismo passará a funcionar mais lentamente. Ao sair desse regime, a pessoa tenderá a engordar com mais facilidade, já que seu organismo ainda estará trabalhando em marcha reduzida. Além disso, os hormônios envolvidos com a fome estarão trabalhando a mil, enviando sinais para o corpo se alimentar e recuperar as reservas perdidas. Por isso, a melhor opção para uma vida saudável é a reeducação alimentar.”

+ Quais os principais alimentos termogênicos?

Também tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.

Continua após a publicidade
Publicidade