Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Já ouviu falar em tripofobia, aversão a agrupamentos de buraquinhos?

A psicóloga Roberta Marcon explica a condição inusitada

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 9 Maio 2018, 12h06 - Publicado em 9 Maio 2018, 11h57

Quando um medo se torna persistente a ponto de ser irracional e atrapalhar a vida de alguém, trata-se de uma fobia. Existem muitas delas, de todos os tipos: aversão a fenômenos naturais, insetos, situações do cotidiano…

É o caso da tripofobia, uma condição bem específica. Segundo a psicóloga da PUC-Goiás Roberta Marcon, o quadro ocorre quando o paciente tem aversão a buracos pequenos em grandes quantidades, especialmente no caso desses orifícios estarem em superfícies orgânicas, como a pele humana.

“Se a pessoa entra em contato com imagens como a do coral rosa ou da semente de lótus, sente enjoo, fica arrepiada e pode até mesmo ter sudorese”, explica a profissional.

Continua após a publicidade

O quadro clínico não se mostra muito conhecido no Brasil. A doutora só entrou em contato com o problema porque uma paciente a procurou apresentando a tripofobia: “Percebi que o caso não era especificado em manuais de psicologia brasileiros, então escrevi um artigo acadêmico para ajudar a divulgar essa informação.”

Como tratar a fobia? “Não nascemos com os medos, somos condicionados a eles ao longo da vida. Trabalhei com minha cliente por uma dessensibilização sistemática, onde vamos expondo a pessoa a imagens que causam repulsa. Fazemos isso ao longo de várias sessões, e trabalhamos exercícios respiratórios para realizar um controle de relaxamento. Não demorou mais que três meses para conseguirmos lidar com o quadro, mas cada caso é um caso”, diz.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.