Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Manteiga ou margarina: qual é mais saudável?

A nutricionista Camila Giacomini, nutricionista do Hospital São Luiz Morumbi, responde: + O clima seco pode aumentar as chances de pegar conjuntivite? + Consumir colágeno ajuda a retardar o envelhecimento da pele? “Existe um mito em relação à manteiga, por causa da origem animal em sua composição, o que favorece o aumento do colesterol ruim (LDL) […]

Por Fábio Lemos Lopes Atualizado em 26 fev 2017, 14h58 - Publicado em 26 ago 2015, 02h27
Manteiga ou margarina:  independentemente da escolha, o uso deve ser moderado (Crédito: reprodução)

Manteiga ou margarina: independentemente da escolha, o uso deve ser moderado (Crédito: reprodução)

A nutricionista Camila Giacomini, nutricionista do Hospital São Luiz Morumbi, responde:

+ O clima seco pode aumentar as chances de pegar conjuntivite?

+ Consumir colágeno ajuda a retardar o envelhecimento da pele?

“Existe um mito em relação à manteiga, por causa da origem animal em sua composição, o que favorece o aumento do colesterol ruim (LDL) e o risco de problemas cardiovasculares e obesidade. No entanto, ela é natural e, portanto, menos vilã. Já a margarina, mesmo sendo de origem vegetal, é rica em gordura trans, usada na industria alimentícia para conquistar sabor e textura. Logo, ela, se ingerida em excesso, também é uma ameaça à saúde.  Por isso, as melhores opções  deste produtos são na versão com fibras e light.

A principal recomendação é que, independentemente da escolha, o consumo deve ser moderado e nunca ultrapassar duas pontas de faca.

Já quem estiver disposto a substituir definitivamente a margarina e a manteiga, uma boa opção é cobrir pãezinhos e biscoitos com requeijão light, fonte de cálcio e com menos gordura. Patês de soja e os  feitos à base de ricota também podem ser utilizados.”

Continua após a publicidade

Publicidade