A dieta do jejum intermitente é realmente eficaz?

A nutricionista Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição, responde

Em recente entrevista, a atriz Deborah Secco afirmou ser adepta do jejum intermitente, uma técnica de emagrecimento que alterna as refeições com longos períodos sem comer. Nesse método, a pessoa se alimenta apenas quando sente fome em intervalos que podem variar entre oito, dez e vinte horas.

A modalidade dá vez a uma alteração metabólica que reduz os níveis de glicemia e insulina, fazendo com que o corpo comece a usar a gordura como única fonte de energia. Para aderir à estratégia, é preciso ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos naturais, proteínas e pouco carboidrato. Café, chá e água – sem açúcar ou adoçantes – estão liberados. Quem quer perder peso, melhorar a performance física ou tem problemas de constipação pode tirar proveito da metodologia. Em tempo: sempre com o acompanhamento de um profissional.

“Quem está acostumado a comer de três em três horas, por exemplo, deve adaptar a rotina aumentando os intervalos ao poucos, em vez de realizar uma mudança brusca”, diz a nutricionista Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição. Ela frisa que não há um protocolo fixo para o tempo de intervalo: depende muito do limite de cada um.

Embora o regime traga resultados, devem tomar mais cuidado aqueles que têm problemas como hipoglicemia, diabetes tipo 1 ou 2, alterações na tireoide e histórico de doenças psicológicas relacionadas à alimentação, como anorexia e bulimia. A pessoa deve sempre procurar orientação médica. Caso contrário, há risco de queda de pressão, dores de cabeça, excesso de fadiga e até desmaios.

“Quem adota a prática do jejum costuma notar diferenças positivas no corpo. Às vezes não se reduz tantos quilos, mas as medidas costumam diminuir bem”, afirma Flávia.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s