Clique e assine por apenas 6,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Inhame ajuda no combate da dengue?

A nutricionista Ana Luisa Kremer Faller, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o infectologista Rodrigo Angerami, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Unicamp, respondem: + Quais os riscos de pegar dengue durante a gravidez? “Não existe evidência científica que comprove que o consumo de inhame previna ou combata a dengue. Há, no entanto, […]

Por Aretha Yarak - Atualizado em 26 fev 2017, 17h03 - Publicado em 16 abr 2015, 15h26

inhame-dengue

A nutricionista Ana Luisa Kremer Faller, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o infectologista Rodrigo Angerami, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Unicamp, respondem:

+ Quais os riscos de pegar dengue durante a gravidez?

“Não existe evidência científica que comprove que o consumo de inhame previna ou combata a dengue. Há, no entanto, um único artigo em que cientistas isolaram um polissacarídeo do inhame que foi capaz de estimular a proliferação de linfócitos, nossas células de defesa.

Continua após a publicidade

Mas esse estudo foi realizado apenas in vitro e nunca expandido para testes em humanos. Não é possível saber, por exemplo, qual a quantidade do tubérculo que deveria ser consumida para se ter algum efeito protetor.

A crença no uso do inhame pode ter surgido a partir da medicina chinesa. A tradição coloca o alimento na lista daqueles que conseguem auxiliar o sistema imunológico a combater doenças.”

+ Como escolher o melhor repelente contra a dengue?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

Continua após a publicidade

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico

Publicidade