Escovar os cabelos 100 vezes antes de dormir aumenta o brilho?

Valéria Marcondes, dermatologista da Clínica Valéria Marcondes e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), responde

O conselho do tempo dos nossos avós pode parecer absurdo… mas funciona!

Com a escovação, a circulação sanguínea é ativada, deixando as madeixas mais saudáveis. A prática também espalha os óleos naturais do cabelo, que, muitas vezes, ficam concentrados na raiz, dando brilho aos fios.

“No entanto, não são necessárias 100 escovadas. Dez a vinte vezes por dia serão suficientes para melhorar o aspecto dos fios”, explica Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com a especialista, o truque funciona bem para quem tem cabelos secos ou normais, mas deve ser evitado por quem tem cabelos mais oleosos.

Confira algumas dicas para manter a saúde capilar:

  • Não se deve escovar os cabelos ainda molhados. Isso irá esticar o fio, e fazer com que ele se quebre ou se torne mais enrolado;
  • Não faça chapinha com as madeixas úmidas. O hábito estimula a queda dos fios;
  • Evite alimentos que prejudicam a qualidade das madeixas, como açúcar refinado, sal e carboidratos de alto índice glicêmico (farinha, por exemplo);
  • Adote uma dieta rica em proteínas, principalmente animal; esses alimentos são essenciais para a boa saúde dos cabelos, pois a estrutura dos fios é essencialmente formada por proteína.
  • Opte por escovas de cerdas naturais e pentes de madeira, que agridem menos na hora da escovação;
  • Mantenha um corte constante das pontas para deixá-las com um aspecto mais uniforme;
  • O ideal é lavar os cabelos de duas a três vezes por semana, mas evite água muito quente, excesso de xampu ou massagem. Isso pode alterar a flora de bactérias presentes no couro cabeludo.
Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s