Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

É verdade que adultos não precisam mais tomar leite?

A médica nutróloga Ana Luisa Vilela responde

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 ago 2017, 16h09

Fundamental nos primeiros anos de vida, o hábito de ingerir leite gera controvérsias. Alguns alegam que a bebida não traz benefícios na fase adulta, enquanto outros defendem seu consumo contínuo depois da infância.

O fato é que o leite é uma ótima fonte de cálcio, vitaminas e proteínas, e pode trazer benefícios para qualquer idade, inclusive a adulta.

A fonte da contradição pode estar na enzima responsável por sua digestão, a lactase. “Na infância, ela é produzida em maior quantidade e é reduzida com o passar dos anos. Em alguns adultos, isso pode levar a diferentes graus de intolerância ao leite”, explica médica nutróloga Ana Luisa Vilela.

A bebida também é um alimento rico em gordura e proteína, elementos que exigem mais eficiência do estômago e de suas enzimas para serem digeridos, podendo aumentar a acidez gástrica e causar a sensação de dor e desconforto.

Continua após a publicidade

Pacientes que relatam esses sintomas  causados por mutações genéticas complexas – podem encontrar alguns nutrientes do leite em outros alimentos, como verduras verdes escuras e castanhas, sempre com a indicação de um especialista.

Fora esses casos excepcionais, não há por que evitar a bebida.”O leite é um alimento versátil; ajuda no controle de eletrólitos, formação de musculatura e reposição de nutrientes, além de ser excelente fonte de energia”, conclui a médica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.