Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

É possível mudar de personalidade após sofrer amnésia?

A novela Haja Coração, que estreia nesta terça (31), às 19h, terá um personagem com um enredo daqueles que parecem apenas coisa de ficção. Interpretada pela atriz Agatha Moreira, a malvada Camila sofrerá um grave acidente de carro e ficará com amnésia, que a fará mudar completamente de personalidade, tornando-se praticamente outra pessoa. Conversamos com a […]

Por VEJA SÃO PAULO Atualizado em 26 fev 2017, 11h40 - Publicado em 31 Maio 2016, 16h57

Falta de memória

A novela Haja Coração, que estreia nesta terça (31), às 19h, terá um personagem com um enredo daqueles que parecem apenas coisa de ficção. Interpretada pela atriz Agatha Moreira, a malvada Camila sofrerá um grave acidente de carro e ficará com amnésia, que a fará mudar completamente de personalidade, tornando-se praticamente outra pessoa.

Conversamos com a médica neurologista Elizabeth Quagliato, membro da Academia Brasileira de Neurologia, para saber se uma fatalidade do tipo pode realmente acontecer fora da ficção. Veja o que especialista responde:

“É possível acontecer. A memória é um dos componentes da cognição, controlada pela área frontal do cérebro, chamada lobo frontal. Caso a pessoa sofra uma grave lesão na região, pode ser afetada a área onde são armazenadas as informações que determina a personalidade prévia do indivíduo. Portanto, como essa região do cérebro (lobo frontal) é a responsável pelo planejamento de ações, comportamento e movimento, há, sim, a possibilidade de uma lesão deixar a pessoa com o comportamento diferente, além de provocar a perda de memória imediata ou de memória de fatos antigos.”

+ O câncer infantil pode ser hereditário?

+ Alimentos que você guarda errado e não sabia

+ 7 coisas que toda mulher precisa saber sobre prótese de silicone nas mamas

Continua após a publicidade
Publicidade