Crianças podem tomar café? A partir de que idade?

A nutricionista Laura Uzunian, da Clínica Mater Prime, responde

Rico em cafeína, o café é um estimulante capaz de combater o sono e melhorar a atenção. A partir dos seis anos, crianças podem até experimentar o sabor, desde que seja com moderação. Antes disso, no entanto, a bebida não é aconselhável.

“O café pode impedir a absorção de nutrientes importantes ao crescimento como o ferro e o cálcio, prejudicando o desenvolvimento ósseo.  Além disso, há o risco de agredir a mucosa estomacal, podendo causar dores e desconfortos gástricos”, alerta a nutricionista Laura Uzunian, da Clínica Mater Prime.

De acordo com a especialista, o consumo da bebida é mais indicado ao final da adolescência, quando o sistema nervoso central está no final da sua formação. A ingestão da cafeína pode interferir nas sinapses nervosas e na qualidade do sono.

Se consumido na hora e na medida certa, pode ser um grande aliado. “A bebida costuma ser benéfica para melhorar o foco e a atenção. Além disso, pesquisas recentes mostram o efeito positivo no tratamento da esteatose hepática, o acúmulo de gordura nas células do fígado”, diz a médica.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s