Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Crianças podem praticar exercício físico em qualquer idade?

O pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, responde

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 Maio 2017, 16h06 - Publicado em 12 Maio 2017, 16h00

As crianças podem e devem praticar esportes, independentemente da idade, segundo o pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Highway to Health International Healthcare Community.

De acordo com o médico, fazer exercícios físicos desde cedo contribui para o combate ao sedentarismo e à obesidade infantil, além de aumentar a autoconfiança da garotada.

O tipo de atividade varia de acordo com a faixa etária. Ainda assim, vale ressaltar que as crianças se desenvolvem em velocidades diferentes. De acordo com Crivellaro, se elas já apresentam desenvoltura e maturidade para realizar determinado esporte, poderão estar preparadas para praticá-lo.

Dar o exemplo também é indispensável. “É importante que os pais pratiquem e deem valor às atividades esportivas”.

Listamos, abaixo, algumas atividades divididas por faixa etária, indicadas pelo médico:

2 a 5 anos

Os exercícios indicados são aqueles que dependem da coordenação motora mais grosseira e habilidades básicas, como correr, nadar, rolar, dar cambalhotas, jogar e pegar objetos um de cada vez. As crianças aprendem explorando, experimentando e copiando os outros. As regras devem ser simples e limitadas, apreendidas através de demonstração, e com tempo pré-determinado.

6 a 9 anos

Os esportes mais adequados são aqueles que podem ter suas regras flexibilizadas para os pequenos, e que exijam habilidades mais básicas. Incluem-se nessa lista correr, nadar, pedalar, jogar  futebol, tênis, praticar artes marciais, ginástica olímpica e dança. As regras devem ser adaptadas para promover ação, sucesso e participação de todos, com foco no desenvolvimento de novas habilidades, e não em vencer.

10 a 12 anos

Nessa idade, a maioria das crianças já consegue realizar atividades complexas e tem boas habilidades motoras e cognitivas, inclusive para seguir estratégias de jogo em equipe. Porém, o foco ainda deve ser em desenvolvimento, diversão, e em participação – e não em competição. Esportes de saltos só são indicados após os 11 anos, e os competitivos, após os 12 ou 13 anos. Musculação, na maioria da vezes, é só após o estirão de crescimento e sob orientação especializada.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.