Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pergunte ao Doutor Por Blog

Consumir óleo de coco todo dia ajuda a emagrecer?

Letícia Fontes, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia, responde

Por Catherine Barros 14 dez 2017, 20h33

O óleo de coco, que ganhou fama no último ano por estar associado a dietas e ao emagrecimento, realmente pode ajudar a perder alguns quilos.

A explicação está na sua composição. Trata-se de uma gordura que é facilmente absorvida pelo organismo e transformada em energia, acelerando o metabolismo.

“Este óleo é uma gordura saturada do tipo triglicerídeos de cadeia média, que é mais bem absorvido pelo organismo, principalmente pelo fígado. Como é rapidamente convertido em energia, ele não se acumula como gordura no corpo”, explica Letícia Fontes, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

“Estudos da Universidade de Columbia mostram que os triglicerídeos de cadeia média ativam hormônios ligados à sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar”, esclarece a nutróloga.

Outros benefícios do óleo de coco: estimula o funcionamento da tireoide e aumenta a queima de calorias (por promover a oxidação das gorduras) e também a atividade celular.

No entanto, não se deve abusar: o consumo diário ideal é de 15 gramas, o equivalente a uma colher de sopa. Mais do que isso pode causar um efeito contrário: em vez de emagrecer, quem o consome corre o risco de engordar. Motivo: cada colher de óleo de coco possui, em média, 110 calorias, mais do que uma de manteiga, por exemplo, de aproximadamente 70 calorias.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade