Como aliviar a coceira provocada pela picada de mosquito?

O dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, responde

Levar uma picada de mosquito é quase sempre um perrengue. Além do risco de doenças como dengue e zika, há ainda as reações provocadas na pele, como vermelhidão, inchaço e, sobretudo, coceira.

O que fazer para aliviar esses sintomas?

De acordo com o dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há receitas “caseiras” que produzem um efeito calmante e atenuam a coceira, entre elas aplicar maisena com água ou usar gelo no local da picada. Caso os sintomas não desapareçam em alguns dias, ele ressalta a importância de um tratamento com pomadas à base de corticoide.

Outro conselho é evitar coçar o local, pois as unhas podem causar lesões e, consequentemente, aumentar o risco de infecção.

Muita gente acredita que o complexo B também pode aliviar a coceira, mas segundo Wulkan, isso é mito. Por outro lado, a vitamina pode, sim, ser preventiva, ou seja, evitar as picadas dos bichos. “Para ter efeito de repelente, ele precisa começar a ser tomado quinze dias antes de ir a uma área de risco”, explica o especialista.

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s