Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Comer muito doce todos os dias pode causar diabetes no futuro?

Paulo Rosenbaum, endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein, responde

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 Maio 2017, 13h08 - Publicado em 19 Maio 2017, 13h05

Pelo senso comum, muita gente associa o consumo exagerado de doces à ocorrência de diabetes. No entanto, essa crença está incorreta. O diabético, de fato, não deve ingerir doces. Mas uma pessoa saudável não se tornará diabética apenas porque consome uma quantidade grande desse tipo de alimento.

Há dois tipos de diabetes: tipo 1 e 2.

O tipo 1 é autoimune, ou seja, é causado por uma condição na qual o sistema imunológico fica desorientado e ataca o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger. Costuma ser diagnosticado ainda na infância ou na adolescência, mas também pode ser descoberto na fase adulta. Nesse caso, os anticorpos atacam as células do pâncreas, fazendo com que a insulina não seja processada, aumentando os índices glicêmicos. Essa variedade sempre é tratada com o uso de insulina e controle alimentar.

O tipo 2, por sua vez, não é autoimune. Ocorre quando o organismo não consegue processar a insulina de forma adequada, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Provocado sobretudo pelo acúmulo de maus hábitos no dia a dia, é o tipo mais comum entre os diabéticos.

“Entre as principais causas do tipo 2 estão o aumento de peso provocado por hábitos alimentares errados, associado à falta de atividade física. O excesso de calorias ingeridas acumula-se na forma de gordura, levando ao aumento do risco do desenvolvimento do problema”, explica o endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Israelita Albert Einstein. Em graus leves, a doença do tipo 2 pode ser controlada com exercícios físicos e dieta alimentar, com restrição de açúcares e gorduras, a necessidade do uso de insulina.

Continua após a publicidade

Os primeiros sintomas da doença são aumento de sede e do apetite, urinar com maior frequência, alteração visual, boca seca, emagrecimento e fraqueza. Para pessoas com pais ou mães que tenham a doença, é preciso redobrar a atenção. O diabetes, principalmente o tipo 2, pode ocorrer por fatores hereditários.

No caso de pessoas saudáveis, pode-se prevenir o surgimento do diabetes com a prática regular de atividade física e reeducação alimentar, com consumo maior de verduras, frutas e legumes e menor de açúcares, gorduras e carne vermelha. “O vilão das dietas não é o açúcar ou gordura, mas o excesso de calorias ingeridas”, esclarece Rosenbaum.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.