Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Álcool em gel em excesso faz mal?

A dermatologista Lígia Kogos e o médico infectologista Nilton Cavalcante tiram a dúvida

Por Adriana Farias
Atualizado em 29 set 2017, 16h53 - Publicado em 29 set 2017, 16h52

Hábito de higiene muito comum, o uso de álcool em gel está associado a alguns mitos, como o de que o uso do produto em excesso afetaria a imunidade.

O médico infectologista Nilton Cavalcante, presidente do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, explica que o uso constante do produto pode, de fato, reduzir a população de bactérias existentes na mão que atuam de forma a proteger contra agentes causadores de doenças .”As bactérias que moram ali mantém uma certa proteção, por exemplo, para que não tenhamos doenças como diarreias. Mas não quer dizer que o fato dessa microbiota diminuir com o uso frequente de álcool em gel seja ruim, não existe essa relação”, diz Cavalcante.

Segundo a dermatologista Lígia Kogos, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o risco para pessoas de pele sensível é apenas de ressecamento das mãos.

“O álcool em gel é um higienizador com grande poder de limpeza e pode ser usado quantas vezes a pessoa quiser ao dia. Os funcionários em ambientes hospitalares usam muito, por exemplo. Mas pode fazer mal em excesso se a pessoa tiver uma tendência ao ressecamento das mãos, a rachaduras, a dermatites, como alergias a metais, bijuterias, giz e poeira. O aconselhável é interromper o uso quando apresentar desconforto”, afirma Lígia.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.