Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

#SPSonha: Arquiteto propõe projeto que dá cara de cidade ao vazio da USP

No plano de Diogo Dias Lemos, área teria mais moradia e comércio, parques e museus abertos e menos dependência do automóvel

Por Raul Justes Lores
Atualizado em 5 fev 2020, 13h48 - Publicado em 31 ago 2018, 06h00

São Paulo poderia ganhar dois novos parques e um corredor cultural, além de milhares de novos locais de moradia, trabalho e comércio em uma área central e aprazível. Eis a proposta do arquiteto Diogo Dias Lemos, formado pela FAU-USP, para transformar a Cidade Universitária nos próximos 100 anos — planejamento quase chinês.

Ele enfrenta um grande pecado da USP: seu isolamento da cidade (sem contar os espaços mortos e inseguros). Indiretamente, sugere novas fontes de receita para uma universidade que gasta 5 bilhões de reais por ano (95% do orçamento) apenas com salários. Lemos criaria um parque ao longo da raia olímpica, hoje fechada por muros (de concreto e de vidro), para a Marginal, e por cercas, para o resto do câmpus. “A raia é uma das maiores porções de água limpa na área central de São Paulo, e a cidade não conta com nenhum espaço público de qualidade totalmente voltado para a água”, justifica.

Prédios baixos, ciclovias e corredores de ônibus diminuiriam o sistema carrocêntrico da
USP (Projeções de Diogo Dias Lemos/Veja SP)

A área, de 2,2 quilômetros de extensão (quase a da Avenida Paulista), ganharia calçadão, prédios mais altos, com vista privilegiada para o rio, e comércio nos térreos. Um lugar aberto a mais gente. Para o Eixo Monumental, uma sucessão de rotatórias, estacionamentos a céu aberto e grandes vazios, dignos de Brasília, da Praça do Relógio à Reitoria, o arquiteto prevê prédios baixos, ciclovias e corredores de ônibus, que diminuiriam o sistema carrocêntrico da USP.

Haveria ainda um jardim de esculturas ao longo do Eixo (hoje, elas estão no meio das rotatórias, sem escala nem visibilidade). Na Avenida Professor Luciano Gualberto, que abriga as faculdades mais populosas da universidade (Poli, FFLCH, ECA, em prédios que ignoram a avenida), a proposta é desenvolver uma área de transição, com novas construções para serviços e lazer.

Continua após a publicidade
Estudo propõe universidade mais aberta à cidade (Projeções de Diogo Dias Lemos/Veja SP)

O projeto também pensa na integração da Cidade Universitária como um novo bairro, propondo uma nova estação de trens da CPTM ali, a ampliação da calçada da Ponte Cidade Universitária e a construção de uma ponte para pedestres e ciclistas na altura do shopping e do Parque Villa-Lobos. “A vida naquele câmpus me incomodava”, lembra o arquiteto, que desenvolveu o projeto na FAU, em 2015. Ele foi orientado pelo professor Fábio Mariz Gonçalves, “quase um pai para mim”.

Daqui a 100 anos, se o sonho de Lemos se concretizasse, seriam ocupados apenas 23% do terreno atual da Cidade Universitária. Ainda assim, já aumentaria em cinco vezes a área construída hoje.

A criação de parques está entre as propostas (Projeções de Diogo Dias Lemos/Veja SP)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.