Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

#SPSonha: um projeto pelo fim do isolamento do Parque Ibirapuera

Cercado por viadutos e pistas, o local foi retalhado pelo urbanismo malufista, no qual só o carro contava; veja proposta para deixá-lo mais acessível a pé

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 17 Maio 2019, 06h00 - Publicado em 17 Maio 2019, 06h00

Cercado por viadutos, pistas expressas e túneis, o maior parque da capital foi retalhado pelo urbanismo malufista, no qual só o carro contava, e por doações variadas (batalhões, Clube Militar, Assembleia Legislativa, entre outros, ganharam seus nacos do pouco verde que era para a cidade toda). Sem metrô na porta tão cedo, ele é um enorme indutor de trânsito. Está mais que na hora de melhorar a acessibilidade do Ibirapuera.

Pista elevada entre o Obelisco e a área de aeromodelismo: novas possibilidades (Projeto de JBMC Arquitetura e Urbanismo/Divulgação)

O arquiteto João Batista Martinez Corrêa, irmão do famoso criador do Teatro Oficina, José Celso, integrou a equipe que planejou o Túnel Ayrton Senna, nos anos 1990. Logo depois, ele apresentou um projeto complementar, pensando nos pedestres, que mudaria parte da Avenida Pedro Álvares Cabral. Na altura do Museu de Arte Contemporânea (o antigo Detran), uma larga passarela em X, com leves inclinações e muito verde, aumentaria o espaço para as pessoas, como continuação visual do parque.

Pista elevada entre o Obelisco e a área do aeromodelismo, no final da Rua Abílio Soares: praça e acesso sob a via (Projeto de JBMC Arquitetura e Urbanismo/Divulgação)

A mudança maior se concentraria na ligação entre o Obelisco e a área do aeromodelismo (Praça Eisenhower). A pista da avenida seria elevada em um trecho de 200 metros. Com aproveitamento do declive do terreno, e uma leve escavação, haveria a abertura de uma passagem sob a via. Assim, o Ibira chegaria até a Rua Abílio Soares. Seria o início da recuperação de pequenas praças verdes, hoje isoladas, no entorno do parque. O projeto foi discutido pela prefeitura em 2008, mas o grupo de trabalho só teve uma reunião.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 22 de maio de 2019, edição nº 2635.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.