Quitinetes com glamour e vista desimpedida

A escolha esperta do terreno e a arquitetura esfuziante eram características do arquiteto autodidata e construtor João Artacho Jurado (1907-83)

O salão de festas que poderia facilmente ter recepcionado o casamento da família Jetson fica no 27º andar do edifício Viadutos.

Quase em frente à Câmara Municipal, na rua Maria Paula, o prédio projetado em 1951 tem vista desimpedida para a nobre avenida São Luís, para parte do Anhangabaú e para o espigão da Paulista.

A escolha esperta do terreno e a arquitetura esfuziante eram características do arquiteto autodidata e construtor João Artacho Jurado (1907-83). Criado na Zona Leste, foi marceneiro, fez neons de publicidade e muitos stands e feiras industriais.

 (Raul Juste Lores/Veja SP)

O colorido e os adornos davam as bem-vindas para um público de classe média-média em área bem central e vizinha a endereços caros. Artacho queria dar glamour a quem só podia comprar apartamentos de 40 a 60 m2 ali, em muitas prestações. Para baratear o condomínio, o salão poderia ser alugado, assim como o letreiro eletrônico no topo do salão, que era usado para publicidade. Para muitos, foi a primeira “casa própria” nas alturas.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Hamilton Felix

    Um morador desse edifício se atirou do 18andar ontem 25/02/2018 e morreu. Não tem notícia sobre.