Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

Muito além do legado jornalístico de Otavio Frias Filho

Octavio Frias de Oliveira, pai do jornalista, construiu com Oscar Niemeyer edifícios como o Eiffel, na Praça da República

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 21 ago 2018, 19h28 - Publicado em 21 ago 2018, 19h19

Diretor de redação da Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho morreu na madrugada desta terça (21), aos 61 anos, vítima de câncer no pâncreas. Deixa inacabada uma biografia que preparava sobre o seu pai, que seria mesclada a ensaios sobre sua própria experiência como editor. Assunto não faltava.

Nos anos 50, o pai dele, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), era incorporador e banqueiro. Contratou projetos (e acabou virando amigo) de Oscar Niemeyer. A dupla construiu este Edifício Eiffel, na Praça da República, raro residencial de luxo feito pelo arquiteto de Brasília.

Frias e Niemeyer ainda ergueriam juntos quitinetes, lojas, cinemas, escritórios e apartamentos para classe média, em prédios como Copan, Montreal, Triângulo e o edifício-galeria Califórnia, todos no Centro. Frias ainda empreendeu outros dez edifícios, com arquitetos como Abelardo de Souza, Carlos Lemos e Franz Heep.

Depois de construir a primeira rodoviária da cidade, na Luz, Frias comprou o então deficitário jornal Folha de S. Paulo, em 1962. Seu filho mais velho, Otavio, começou a trabalhar ali ainda adolescente, nos anos 1970, e nos anos 80, já à frente da publicação, encampou a luta por eleições diretas. Além de dirigir o jornal por 34 anos, também foi autor de peças de teatro e livros (merece atenção a ótima coletânea de reportagens Queda Livre – Ensaios de Risco). As múltiplas experiências de pai e filho merecem diversos livros a serem escritos, muito além do legado arquitetônico-jornalístico da dupla.

(Raul Juste Lores/Veja SP)
(Raul Juste Lores/Veja SP)
(Raul Juste Lores/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.