#SPSonha: um centro mais iluminado

Proposta do escritório Königsberger Vannucchi sugere iluminação bem mais presente para roteiros turístico-boêmiogastronômicos da área

São Paulo fracassou em colocar de pé projetos ambiciosos para recuperar o maltratado centrão. Da Nova Luz de Kassab ao novo Anhangabaú de Haddad, passando pelo projeto de Jaime Lerner anunciado por Doria, nem a primeira página dos grandes calhamaços produzidos saiu do papel.

Revolucionário já seria resolver o básico, em uma vasta área insegura e deserta à noite e nos fins de semana, e ainda bem suja de segunda a domingo. A proposta do escritório Königsberger Vannucchi foca especialmente uma iluminação bem mais presente para certos roteiros turístico-boêmiogastronômicos da área, que priorizariam o pedestre (raridade na cidade, onde os postes de luz só miram o bem-estar dos carros). Na imagem superior, uma Avenida Ipiranga com iluminação digna da Gran Vía madrilenha.

 (Ilustração Königsberger Vannucchi/Veja SP)

“O ambiente construído só se realiza plenamente com a presença de pedestres”, diz o arquiteto Gianfranco Vannucchi. A iluminação serviria como um indutor do percurso. “Muitos pontos do centro são atrativos, mas não têm uma estratégia de amarração.” Esse eixo virtuoso ganharia novas calçadas, sinalização e segurança efetivas no sonho desenhado pelos arquitetos. E estímulos fiscais para novos bares, cafés e comércio, animando o trajeto.

Estímulos fiscais para novos bares, cafés e comércio animariam o trajeto

Estímulos fiscais para novos bares, cafés e comércio animariam o trajeto (Ilustração Königsberger Vannucchi/Veja SP)

De lugar frequentado e iluminado eles entendem: em 47 anos de trabalho, o escritório viu mais de 300 projetos erguidos, do conjunto multiuso Brascan, no Itaim, à festiva nova sede do Sesc na Avenida Paulista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s