Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

#SPSonha: um centro mais iluminado

Proposta do escritório Königsberger Vannucchi sugere iluminação bem mais presente para roteiros turístico-boêmiogastronômicos da área

Por Raul Juste Lores
Atualizado em 28 set 2018, 06h00 - Publicado em 28 set 2018, 06h00

São Paulo fracassou em colocar de pé projetos ambiciosos para recuperar o maltratado centrão. Da Nova Luz de Kassab ao novo Anhangabaú de Haddad, passando pelo projeto de Jaime Lerner anunciado por Doria, nem a primeira página dos grandes calhamaços produzidos saiu do papel.

Revolucionário já seria resolver o básico, em uma vasta área insegura e deserta à noite e nos fins de semana, e ainda bem suja de segunda a domingo. A proposta do escritório Königsberger Vannucchi foca especialmente uma iluminação bem mais presente para certos roteiros turístico-boêmiogastronômicos da área, que priorizariam o pedestre (raridade na cidade, onde os postes de luz só miram o bem-estar dos carros). Na imagem superior, uma Avenida Ipiranga com iluminação digna da Gran Vía madrilenha.

(Ilustração Königsberger Vannucchi/Veja SP)

“O ambiente construído só se realiza plenamente com a presença de pedestres”, diz o arquiteto Gianfranco Vannucchi. A iluminação serviria como um indutor do percurso. “Muitos pontos do centro são atrativos, mas não têm uma estratégia de amarração.” Esse eixo virtuoso ganharia novas calçadas, sinalização e segurança efetivas no sonho desenhado pelos arquitetos. E estímulos fiscais para novos bares, cafés e comércio, animando o trajeto.

Continua após a publicidade
Estímulos fiscais para novos bares, cafés e comércio animariam o trajeto (Ilustração Königsberger Vannucchi/Veja SP)

De lugar frequentado e iluminado eles entendem: em 47 anos de trabalho, o escritório viu mais de 300 projetos erguidos, do conjunto multiuso Brascan, no Itaim, à festiva nova sede do Sesc na Avenida Paulista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.