Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

O legado da arquiteta Carol Bueno, sócia-fundadora do Triptyque

Ela liderava um dos maiores escritórios da cidade, com projetos como o Pop XYZ, residencial sem grades nem muros e comércio no térreo na Vila Madalena

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jan 2021, 06h00

“Todo domingo quando vou à Paulista, eu penso como ela precisa de um corredor verde. Árvores! Não tem sombra. Cadê os ipês?”, questionava a arquiteta Carol Bueno em um dos primeiros podcasts #SPsonha que gravei.

Carol Bueno e Raul Juste Lores em um estúdio de rádio
Carol Bueno no podcast #SPsonha: planos para Arouche, Paulista e PPPs (Arquivo Pessoal/Veja SP)

Rara mulher a liderar um dos maiores escritórios de arquitetura de São Paulo, Carol, como era conhecida, sócia-fundadora do Triptyque, morreu na madrugada da segunda-feira (4), aos 46 anos, de câncer no cérebro, diagnosticado há pouco mais de um ano. Deixa a filha de 8 anos, Zoe. No clube do bolinha da arquitetura paulistana, onde um discurso de diversidade disfarça práticas para lá de conservadoras, ela se destacava.

Carol estudou na Escola de Arquitetura Paris-Seine, onde se formou em 1999. Com colegas de faculdade, os franceses Gui Sibaud, Greg Bousquet e Olivier Raffaelli, criou o Triptyque no ano seguinte, no Rio de Janeiro, mas em 2001 já tinha se mudado para sua São Paulo natal, quando fizeram a loja MiCasa e a boate D-Edge.

Continua após a publicidade

O Triptyque tem portfólio variado: três residenciais para Idea!Zarvos (Fidalga, Pop XYZ e Onze22), o prédio que abriga o Chez Oscar, na Oscar Freire, para a Reud, um retrofit no Centro do Rio de Janeiro, e eles ainda fazem parte da equipe responsável pela futura Cidade Matarazzo.

Com quase 120 profissionais (94 em São Paulo, na sede da Rua Major Sertório, no Centro), o coletivo franco-brasileiro cresceu e se internacionalizou. Fazia propostas para incorporadores privados, mas também para o poder público. Foi dos primeiros a planejar fachadas verdes e a ter projetos de prédios de madeira.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Na Vila Madalena, seus prédios são francamente diferentes dos vizinhos. O Pop XYZ, entre as ruas Arapiraca e Delfina, é um residencial sem grades nem muros na entrada, com comércio no térreo e azulejos na fachada que remetem ao grande Athos Bulcão. É um exemplo de como a verticalização da cidade poderia ter sido bem mais sutil com talento e preocupação com o entorno. A mesma relação fluida com a calçada se encontra no projeto do Chez Oscar, onde uma estrutura assimétrica e metálica coberta de inox reflete a rua cheia de pedestres e convida à entrada. Como um observatório privilegiado àquele shopping a céu aberto.

Prédio Pop XYZ
Pop XYZ, na Delfina com Arapiraca: azulejos e entrada sem grades nem muros na Vila Madalena (Fernando Guerra/ Raul Juste Lores/Divulgação/Veja SP)
Prédio Fidalga
Fidalga, o primeiro prédio do Triptyque em São Paulo: contraste e verde na paisagem (Divulgação/Divulgação)

Quando a entrevistei no podcast, ela falou de diversas coisas que fazem do Triptyque uma outra raridade na paisagem paulistana: projetos no Chile e no Peru, um arranha-céu de madeira que sonhava fazer na Vila Madalena, projetos que doou ao poder público e que não saíram do papel, de uma intervenção no Minhocão à reforma do Arouche. “Queremos que as bancas de flores virem o coração pulsante da praça, em vez de ficar de costas para ela. Que tenha uma transparência, com um tanque de tratamento de água por baixo, e painéis solares”, dizia, otimista, em setembro de 2019 (só um fiapo das ideias para o Largo foi executado, as barracas continuaram esquecidas pela prefeitura).

Prédio que abriga Oscar Chez
O prédio que abriga o Chez Oscar, com jeitão de observatório na Oscar Freire: relação desimpedida com a calçada, como gostava Carol Bueno (Reud/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 5,90.

Ela também participou dos concursos promovidos pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo (“poder feminino puro, uma mulher maravilhosa”, descreveu Carol), para privatizar imóveis públicos com pouco uso. “Acredito muito nas parcerias público-privadas, onde haja um marco regulatório bem estruturado, que possam atrair recursos e dar uma celeridade à inércia da máquina pública”, disse. “Ainda estamos engatinhando. Se eu fosse advogada, também gostaria de trabalhar com isso.” Ao contrário de alguns hipócritas de plantão — que adoram amaldiçoar a iniciativa privada nas redes sociais, mas aceitam qualquer projeto privado, qualquer mesmo —, Carol parecia não temer a patrulha. “Tem quem questione um bem público nas mãos dos privados, mas isso pode ser bem-feito, com algo de todos dando algo de volta para todos, sem desperdício ou ociosidade”, falou.

Dois projetos da Triptyque
Carol Bueno ainda tinha vários projetos em andamento, quase prontos, como o Onze22, para a Idea!Zarvos (Divulgação/Divulgação)

Nos bastidores da gravação, falamos do marketing do escritório, às vezes criticado por colegas arquitetos que não fazem o menor esforço para divulgar seu trabalho (quando o têm), e que se contentam com sites obscuros para bem poucos. “Adoro falar sobre arquitetura, ampliar nosso público, até me produzi pra vir aqui”, brincou, vaidosa. Também conversava da maratona do dia a dia, de criar uma filha pequena sozinha enquanto tocava dezenas de projetos. E de sua paixão pelo Carnaval paulistano, pelos blocos.

Continua após a publicidade

Ao microfone, ela dizia que adoraria arborizar a Avenida Paulista, retornando aos ipês retirados durante o alargamento da via nos anos 1970. “Sempre senti falta da sombra, da umidade que o verde traz. E ela nasceu como um corredor verde, precisávamos devolver essa arborização.” Merecia ter esse desejo cumprido, in memoriam.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de janeiro de 2021, edição nº 2720

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.