Clube Atlético Paulistano: a discreta elegância de Gregori Warchavchik

Graças a um concurso em 1948, o arquiteto teve a possibilidade de projetar um dos grandes clubes da cidade

O salão de festas do Clube Atlético Paulistano demonstra bem a discreta elegância dos traços do arquiteto Gregori Warchavchik, responsável pela sede social do clube (nas fotos seguintes). Autor da primeira construção modernista do Brasil, sua casa na Vila Mariana, ele amargou um bom tempo sem encomendas que buscassem as formas limpas que o celebrizaram. Foi graças a um concurso de arquitetura, em 1948, que ele teve a possibilidade de projetar um dos grandes clubes da cidade. Naquele final dos anos 40 e na década seguinte, clubes e associações convocavam concursos de ideias para escolher qual o melhor projeto. Vários vanguardistas tiveram sua oportunidade assim. Warchavchik ainda trabalharia nas sedes do Pinheiros e da Hebraica. No Paulistano, teve como colaborador Abelardo de Souza, outro grande arquiteto, autor dos edifícios Nações Unidas e Três Marias, ambos na Paulista.

 (Raul Juste Lores/Veja SP)

 (Raul Juste Lores/Veja SP)

 (Raul Juste Lores/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s