Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

Um italiano com um senhor currículo em Santa Cecília

Arquiteto milanês Giancarlo Palanti imigrou para o Brasil em 1946

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 mar 2018, 19h19

A delicada relação com a calçada, sem grades ou muros intimidantes, e o amarelo vibrante chamam atenção no edifício Lily, na rua Barão de Tatuí, Santa Cecilia. Lily Maggi era a noiva do arquiteto milanês Giancarlo Palanti, que projetou o prédio para a família dela em 1949. A relação acabou logo, e Palanti se casou, anos depois, com Dirce, filha do pintor e sambista Heitor dos Prazeres.

(Raul Juste Lores/Veja SP)

O italiano ainda desenharia lojas para a Olivetti em todo o país, residenciais em São Vicente e no Guarujá, além de alguns prédios para o construtor Alfredo Mathias, como o Chipre-Gibraltar, na Paulista com a Consolação.

Continua após a publicidade

Palanti imigrou para o Brasil em 1946, empunhando um senhor currículo. Foi professor por onze anos do Politécnico de Milão, onde se formou, desenhou um conjunto habitacional em 1933 e participou do plano diretor de Milão. Ainda desenhava stands de feiras e mobiliário. Em 1948, associou-se ao casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi criando um escritório de arte, design e decoração, o Studio Palma, e uma fábrica de móveis, Pau Brasil. Ambos duraram poucos anos.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.