Imagem Blog

São Paulo nas Alturas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raul Juste Lores
Redator-chefe de Veja São Paulo, é autor do livro "São Paulo nas Alturas", sobre a Pauliceia dos anos 50. Ex-correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, escreve sobre urbanismo e arquitetura
Continua após publicidade

Antiga sede do Banco das Nações: outro prédio em ruínas no centro

O edifício art-déco foi construído durante a Segunda Guerra Mundial

Por Raul Juste Lores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 Maio 2018, 10h37

Outro prédio em ruínas no centro de São Paulo é a antiga sede do Banco das Nações, no Parque Dom Pedro II. Uma venda de frutas subsiste no térreo. O edifício art-déco foi construído durante a Segunda Guerra Mundial. Era a sede dos múltiplos negócios de Paulo Abreu (1912-1991), um dos maiores empreendedores da cidade no século passado. Criado em Limeira, foi operário em uma fábrica de fósforos e vendeu roupas e tecidos ainda adolescente no interior do estado e em Itabira (MG). Aos 18 anos, criou a tecelagem Pabreu. Depois, viriam múltiplos negócios: uma fábrica de calçados, a Imobiliária Pabreu (instalada já nesse prédio, em 1945), uma emissora de rádio, uma companhia agrícola e o Banco das Nações, criado em 1952. Ainda foi deputado e senador. No início dos anos sessenta, mudou boa parte das empresas para uma sede nova na rua Sete de Abril. A antiga torre foi se esvaziando, com a deterioração do parque D. Pedro, cortado por mais e mais viadutos durante a ditadura militar. Em 1984, o banco foi vendido para o Bamerindus. Está quase vazio desde então.

Banco das Nações: o
belo edifício art déco tornou-se banca de frutas (Leo Martins/Veja SP)
(Raul Juste Lores/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.