Imagem Blog

Quentinhas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Quem inventou a receita da moqueca?

Eis uma pergunta difícil de responder. Em seu Pequeno Dicionário da Gula, a pesquisadora Marcia Algranti diz que possivelmente a moqueca e suas variações têm origem na cozinha dos negros escravos. Na falta de uma resposta definitiva, a receita rende discussões acaloradas, protagonizadas sobretudo por capixabas e baianos. Na Bahia, a moqueca tradicional é feita […]

Por Débora Komukai
Atualizado em 26 fev 2017, 23h14 - Publicado em 13 dez 2013, 15h33

Eis uma pergunta difícil de responder. Em seu Pequeno Dicionário da Gula, a pesquisadora Marcia Algranti diz que possivelmente a moqueca e suas variações têm origem na cozinha dos negros escravos. Na falta de uma resposta definitiva, a receita rende discussões acaloradas, protagonizadas sobretudo por capixabas e baianos.

Na Bahia, a moqueca tradicional é feita com peixe (geralmente dourado, cação, badejo ou robalo), tomate, pimentão, cebola, leite de coco, azeite de dendê e coentro. No Espírito Santo, não são usados leite de coco nem azeite de dendê – a cor avermelhada vem das sementes de urucum – e para merecer o rótulo de autêntica, a receita precisa ser preparada em uma panela de barro, moldada pelas mãos das paneleiras de Goiabeiras.  Além destas duas versões, que são mais conhecidas, variações regionais do prato podem ser encontradas em outras regiões do país. Em Belém, por exemplo, o peixe usado na mistura é o filhote, que ganha na panela a companhia de tucupi, jambu e camarão. Já em Manaus, pode-se encontrar uma moqueca feita com aruanã, surubim e pirarucu.

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Não bastassem as adaptações regionais, o prato sofreu ainda influências de outros países. Não é difícil encontrar Brasil afora a moqueca tailandesa, feita com camarão, leite de coco e pimenta dedo-de-moça e servida com arroz de jasmim ou, ainda, a moqueca de badejo à portuguesa, que apresenta o pescado cozido com cenoura, chuchu, batata, couve-flor, ervilha e ovo.

Até mesmo o ingrediente principal pode variar: existem moquecas de siri desfiado, arraia, sururu, polvo e (acredite!) frango. As vertentes, digamos, naturais da receita podem ser preparadas com chuchu, cará, palmito pupunha, tofu e berinjela. Acha pouco? E o que dizer então da pizza de moqueca, com o disco de massa coberto por molho de tomate, moqueca de camarão, catupiry e mussarela. Topa experimentar?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.