Imagem Blog

Quentinhas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

A verdadeira moqueca capixaba

Que tal preparar uma autêntica moqueca capixaba? Descrevemos aqui a receita da moqueca capixaba com pirão ensinada pelas paneleiras de Goiabeiras. Em tempo: Goiabeiras é um bairro de Vitória que ficou famoso por abrigar a Associação das Paneleiras. Lá, dezenas de mulheres trabalham diariamente, em um galpão, na confecção de panelas de barro. Além de […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 13h12 - Publicado em 8 jun 2011, 16h39

Moqueca capixaba do restaurante Pirão, em Vitória.

Que tal preparar uma autêntica moqueca capixaba? Descrevemos aqui a receita da moqueca capixaba com pirão ensinada pelas paneleiras de Goiabeiras.

Em tempo: Goiabeiras é um bairro de Vitória que ficou famoso por abrigar a Associação das Paneleiras. Lá, dezenas de mulheres trabalham diariamente, em um galpão, na confecção de panelas de barro. Além de moldar as peças com as mãos, elas fazem o processo de queima e impermeabilização, tudo de maneira bem artesanal. Nossa reportagem esteve lá e conferiu, de pertinho, como se faz esse utensílio que é um dos símbolos do Espírito Santo.


Moqueca Capixaba com pirão

Rendimento: 6 porções
Grau de dificuldade: médio


Ingredientes:
2 quilos de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo)
4 a 5 maços de coentro
4 maços de cebolinha
2 cebolas pequenas

Continua após a publicidade

Farinha de mandioca para o pirão
Tomate a gosto
2 limões
Azeite
Colorau
Sal
Pimenta a gosto

Modo de preparo:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e suco de um limão. Coserve assim por pelo menos uma hora. Separe a cabeça do peixe para o pirão.
Em uma panela de barro grande coloque:
Duas colheres de óleo, uma colher de azeite, a cebolinha, a cebola, o coentro, tudo bem picadinho. Acrescente o tomate cortado em rodelas e o colarau a gosto. Em seguida, arreme as postas do peixe e cubra com os temperos picados (cebolinha, cebola e coentro). Não adicione nem água, nem sal. Cozinhe em fogo brando e, quando levantar fervura, acrescente umas gotas de limão. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Corrija o sal se necessário.

Para o pirão, repita o mesmo processo descrito acima, poré, no lugar das postas de peixe, use a cabeça. Depois que ela estiver cozida, acrescente água fervente e deixe cozinhar até quase desmanchar. Retire as espinhas, corrija o sal se necessário, e acrescente a farinha de mandioca, até ficar no ponto de pirão. Mexa sempre para não embolar.

Modelagem artesanal

Continua após a publicidade

A paneleira Eunete Alves

Panelas prontas

 

Por Uiara Araújo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.