Top 5: as melhores músicas de Bond, James Bond

As músicas-temas dos filmes da série 007 costumam ser muito aguardadas pelos fãs da cinessérie. Não é para menos. Grandes nomes do pop já passaram pela experiência de escrever a trilha sonora da maior franquia de espionagem do cinema. As faixas causam tanta comoção que, em homenagem aos cinquenta anos do lançamento do primeiro longa, […]

As músicas-temas dos filmes da série 007 costumam ser muito aguardadas pelos fãs da cinessérie. Não é para menos. Grandes nomes do pop já passaram pela experiência de escrever a trilha sonora da maior franquia de espionagem do cinema. As faixas causam tanta comoção que, em homenagem aos cinquenta anos do lançamento do primeiro longa, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood fará um show especial no dia 5 de outubro, contando com a participação de alguns dos responsáveis pelos grandes sucessos.

Com 007 – Operação Skyfall não poderia ser diferente. Para a alegria dos fãs (ou não), foi divulgado que a música da vez será representada pela poderosa voz da britânica Adele. A faixa foi gravada no lendário estúdio Abbey Road, em Londres. O nome do filme batizará a composição.

Para comemorar a notícia, separamos as cinco melhores bond-músicas desde o começo da série. Claro, não incluímos na conta a clássica composição da John Barry Orchestra, escrita para o filme Dr. No (1962) e que acompanha os longas desde então. E, se você é fã, aqui tem um vídeo que reúne todas as músicas, desde o começo da série.

1. Madonna – Die Another Day

Começando por uma composição mais nova, temos a diva pop Madonna. Die Another Day foi lançada em 2002 como faixa-título para o filme de mesmo nome, com Pierce Brosnan. Foi bem recebida pela crítica na época e chegou facilmente à primeira posição da parada americana, lá permanecendo por onze semanas consecutivas.

2. Duran Duran – View to a Kill

Os fãs de new wave dos anos 80 se lembram de Duran Duran fazendo esta ótima música para o filme A View to a Kill, com Roger Moore no papel do espião. A música ficou no topo das paradas e concorreu a um Globo de Ouro. De 1985, está composição foi a última gravada pelos cinco integrantes originais do grupo britânico – e a primeira música da trilha sonora dos filmes de James Bond a alcançar o primeiro lugar nas paradas.

3. Tina Turner – GoldenEye

Turner interpretou a música para o filme de 1995, de mesmo nome. Isso mesmo, interpretou, porque quem fez a música foram Bono e The Edge, do U2. Eles fizeram a música especialmente para ela. Apesar da má colocação nas paradas americanas, devemos admitir: valeu a pena.

4. Shirley Bassey – Goldfinger

Um clássico, a música teve composição de John Barry com letras de Leslie Bricusse. Mas ficou para Shirley Bassey a responsabilidade de cantar o tema do filme Goldfinger, de 1694 – Sean Connery ainda fazia o protagonista. A música chegou à oitava colocação na Billboard. A poderosa voz da cantora apareceu novamente nos créditos de Diamonds Are Forever, de 1971.

5. Paul McCartney  – Live and Let Die

Por último, sempre o melhor. Live and Let Die foi composta por McCartney e sua esposa Linda para a fita de 1973 – e é absolutamente épica. Alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100 e até hoje é cantada pelo ex-beatle em seus shows pelo mundo, acompanhada de fogos de artifício. Sempre vale ouvi-la mais uma vez.

Bônus:

6. Alicia Keys & Jack White   – Another Way to Die

A voz de Jack White não combina muito com a de Alicia Keys, mas a ótima guitarra dele e o piano dela se encaixam. A faixa foi escrita e produzida por White para o filme de 2008 de James Bond. O interessante da “fase Daniel Craig” é que as músicas passaram a não receber os nomes do longas. Por exemplo: Another Way to Die é a faixa título de Quantum of Solace. A tradição foi quebrada em por Chris Cornell com You Know My Name, e agora Adele deve resgatá-la.

(Tatiane Rosset)

+ Casamento do século: Mônica e Cebolinha no altar
+ Flashback do dia: volte aos anos 90 com Pagode Old School

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s