Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Saiba como acessar o “dossiê” do Facebook e descubra tudo o que a rede social sabe sobre você

Se você usa a internet, sabe que o seu navegador e redes sociais guardam diversas informações sobre o seu dia a dia online. Esses dados são usados para promover anúncios ou propagandas que se encaixam melhor aos seus interesses. Mas o quanto o Facebook, por exemplo, realmente sabe sobre a sua vida? + Após ser […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 10h29 - Publicado em 1 set 2016, 16h14

ABRE03

Se você usa a internet, sabe que o seu navegador e redes sociais guardam diversas informações sobre o seu dia a dia online. Esses dados são usados para promover anúncios ou propagandas que se encaixam melhor aos seus interesses. Mas o quanto o Facebook, por exemplo, realmente sabe sobre a sua vida?

+ Após ser perseguida por 12 orcas, foca encontra refúgio em barco de turistas
+ Rapaz pede namorada em casamento com adorável “trailer” feito em LEGO

Além das informações que você fornece ao site de Mark Zuckerberg voluntariamente (como cidade onde mora ou colégio onde estudou, por exemplo), o Facebook monitora todos os seus movimentos dentro da rede social. Curtidas, reações, comentários, cliques, perfis ou páginas são observados e, posteriormente, usados para montar um “dossiê” a seu respeito. Ou seja, até dados que você não especificou, são encontrados pelos funcionários do website.

O que o Facebook faz com esses dados pode ser um pouco preocupante, dependendo do seu ponto de vista: de acordo com o site Olhar Digital, a rede social deixa o seu “dossiê” à disposição de anunciantes que estejam interessados em pagar pra que as suas publicações atinjam mais pessoas dentro da rede social. Essas informações, no entanto, não são secretas, e podem ser alteradas pelos usuários.

Continua após a publicidade

Para ter acesso ao “dossiê” e descobrir exatamente o que o Facebook sabe sobre você, basta acessar o link facebook.com/ads/preferences e pesquisar suas Preferências e Anúncios. Lá, é possível perceber que mesmo páginas que você não curte ou sites que você não acessa regularmente aparecem entre os itens selecionados, simplesmente por terem alguma relação com alguma escolha que você fez dentro da rede social. Confira: 

1

Quer modificar o seu “dôssie”? É simples: no canto superior direito de cada um deste simpáticos quadradinhos com suas preferências, existe um X. Basta clicar sobre ele para excluir a preferência e, consequentemente, mudar o que o Facebook acha que sabe sobre a sua personalidade — clique aqui para acessar a página.

Dê sua opinião: E aí, o Facebook acertou suas preferências? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.