Reconhecimento facial no iPhone X desperta dúvidas

Lançamento marca o adeus ao icônico botão frontal do iPhone, que também servia para desbloqueá-lo. E agora?

Após meses de muitos rumores, a Apple apresentou as novidades do iPhone X em conferência nesta terça (12). Bem diferente dos irmãos mais velhos, o modelo tem um detalhe que vem causando muitas dúvidas.

Veja também

O lançamento marca o adeus ao icônico botão frontal do iPhone, que também servia para desbloqueá-lo nas versões mais recentes. E agora? Ao invés de usar o polegar, o sensor vai reconhecer o rosto do usuário antes de liberar o telefone. Outra novidade é a carga da bateria, que agora pode ser feita sem fio.

Vão poder desbloquear meu telefone enquanto eu estiver dormindo?

A Apple promete que o desbloqueio vai exigir “atenção do usuário”. Trocando em miúdos, o dono terá que estar encarando diretamente o celular para liberá-lo. Nada de olhos fechados ou olhar distraído.

E se eu tiver um irmão gêmeo?

O sistema usa sensores, câmeras e um projetor de pontos para criar um mapa 3D detalhado de cada rosto, mas não impede que um gêmeo idêntico (ou um parente) consiga liberar usar o celular do outro.

Se eu for roubado, o ladrão terá acesso simplesmente apontando o celular para o meu rosto?

O drama aqui não é muito diferente do que já acontece com muita gente. Do mesmo jeito que um assaltante pode forçar a vítima a tocar o polegar no sensor de desbloqueio, poderá fazê-lo no novo sistema.

E nesse caso?

De acordo com a Apple, o mapeamento acerta mesmo que o dono esteja de chapéu ou um corte de cabelo diferente. Quanto mais você usa, mais preciso fica o reconhecimento.

O iPhone X só deve chegar às lojas americanas no dia 3 de novembro deste ano custando 999 dólares (cerca de 3 137 reais). A pré-venda começa no dia 27 de outubro. Para o Brasil, a previsão de lançamentos é até o final do ano, segundo a assessoria de imprensa da marca.

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s