Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Menino sofre paralisia cerebral após acidente com maçã em creche

A fruta, cortada em pequenas fatias e sem casca, ficou presa na garganta do menino e ele teve uma parada cardíaca por 30 minutos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2019, 16h47 - Publicado em 3 abr 2019, 16h24

Neihana Renata estava com a irmã gêmea, Aotea, na creche Little Lights Kindy, na Nova Zelândia, quando sua vida mudou para sempre. O menino tinha apenas 22 meses de vida quando engasgou com um pedaço de maçã oferecido pelo estabelecimento no lanche da tarde. A fruta, cortada em pequenas fatias e sem casca, ficou alojada em sua garganta e ele deixou de respirar. O acidente aconteceu no dia 31 de maio de 2016.

O menino teve uma parada cardíaca por 30 minutos, o que resultou numa severa paralisia cerebral. A criança, que antes adorava correr e brincar, mal consegue se movimentar desde o acidente. “Nós basicamente recebemos a notícia que temos um filho que pode respirar. Ele estava completamente parado, sem movimentos, ele podia abrir os olhos, mas não tinha nada lá. Ele só podia respirar”, desabafou o pai da criança, Wi Renata.

Após o acidente, Neihana passou dois meses internado no hospital. Marama, a mãe da criança, precisou abandonar sua carreira como médica para cuidar integralmente do menino. Ela não culpa os professores da creche pelo o que aconteceu, mas faz um alerta sobre maçãs, consideradas perigosas para crianças pequenas — ela ainda não entende por que a fruta foi entregue ao seu filho de apenas 1 anos de idade. Ela acredita que ainda há muito a ser feito para prevenir que acidentes semelhantes aconteçam novamente.

O Ministério da Saúde da Nova Zelândia cita maçãs cruas como um risco para crianças de até 5 anos de idade. É recomendado que a fruta seja cozida ou ralada para evitar o risco de um engasgo. Um relatório publicado pelo grupo ChildForum chegou à conclusão que, se a maçã não tivesse sido oferecida à criança, o acidente não teria acontecido. Eles também levantam dúvidas sobre os primeiros socorros prestados pela instituição após Neihana engasgar — os questionamentos foram negados após a conclusão do inquérito: “Investigações revelam que os professores da creche Little Lights responderam de maneira apropriada, usando o treinamento em primeiros socorros para evitar repercussões sérias”.

Continua após a publicidade

Após a repercussão da história de Neihana, ficou definido que maçãs e outras frutas e vegetais duros não serão entregues às crianças que têm menos de 3 anos de idade — abre-se uma exceção quando os alimentos estão cozidos, descascados e ralados. As informações são do Daily Mail.

Dê sua opinião: E você, o que achou da história? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.