Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Mulher com câncer provoca polêmica ao ter foto censurada no Facebook

A intenção não era provocar polêmica, mas uma mulher com câncer acabou no centro de uma controvérsia que envolveu a rede social mais popular do mundo. O motivo? Uma foto que foi “censurada” e tirada do ar sem motivo para tanto. + Criança tem surpresa nada agradável ao abrir Kinder Ovo A britânica Rowena Kincaid, […]

Por VEJASP Atualizado em 26 fev 2017, 13h20 - Publicado em 1 fev 2016, 18h48

cancer1

A intenção não era provocar polêmica, mas uma mulher com câncer acabou no centro de uma controvérsia que envolveu a rede social mais popular do mundo. O motivo? Uma foto que foi “censurada” e tirada do ar sem motivo para tanto.

+ Criança tem surpresa nada agradável ao abrir Kinder Ovo

A britânica Rowena Kincaid, que trabalhava como editora para a BBC, foi diagnosticada com câncer de mama em 2009, quando ela tinha 33 anos. Ela conseguiu vencer o tumor, mas ele voltou em 2013. Naquela ocasião, ela foi informada pelos médicos que o câncer era terminal e que ela teria de três a seis meses de vida.

Mas ela deu a volta por cima e comemorou seu 40° aniversário. A sua história será tema de filme. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os sintomas e as consequências da doença.

Rowena costuma usar o Facebook para propósito parecido. Na semana passada, ela decidiu publicar uma foto que mostra um sintoma do câncer que muitas pessoas não conhecem: um ferimento ao redor dos mamilos.

Continua após a publicidade

“O câncer da mama pode se revelar desta forma… não necessariamente ao redor do mamilo, mas em qualquer outro ponto do seio. Ele pode também começar muito pequeno, como se não fosse nada, mas qualquer ferimento no seio deve ser investigado. Nem sempre é câncer. O mamilo ‘invertido’ também pode ser um sinal, mas é normal para muitas pessoas. Por isso, não entrem em pânico! Mas, se isso nunca aconteceu com você e é algo novo, não ignore!”, escreveu. E publicou a seguinte foto:

cancer2

A imagem, no entanto, foi removida pelo Facebook com o argumento de que exibiria nudez e, por isso, não seria adequada à rede social. Ela disse ao Buzzfeed que ficou “enojada” com a decisão. “As pessoas estavam compartilhando o post e se informando mais sobre um assunto tão importante”, afirmou.

Depois de receber muitas mensagens de apoio na rede, a britânica resolveu republicar a foto, mas com um detalhe “divertido”, para tentar driblar a censura do Facebook:

cancer3

Mas o esforço nem teria sido necessário, já que a própria rede social, depois de analisar o caso, informou a ela que a imagem original havia sido liberada. E um pedido de desculpas foi feito.

Qual é sua opinião sobre a causa de Rowena? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Continua após a publicidade

Publicidade